New Brunswick: Como facilitar o seu desembarque em Moncton

A cidade de Moncton se destaca por ser um ponto central de conexão entre o transporte aéreo e terrestre em New Brunswick, além de ter enorme importância na área de telecomunicações para todo atlântico norte. Por sua localização geográfica estratégica, é chamada de “The Hub of the Maritimes” pelos locais. Você certamente escutará essa expressão algum dia. 

O fluxo expressivo de imigrantes está crescendo e a cidade tem que se reinventar para atender a demanda. Quem está de malas prontas vive o dilema de correr atrás de imóveis, informações e todo pacote. Não é fácil. Entenda que a província era, até bem pouco tempo, um lugar quieto e esquecido no país.

Talvez isso explique, a princípio, a carência de muitos serviços. Mas é exatamente este ponto de “dificuldade” que pode fazer toda a diferença. Ao passo que isso acaba se transformando em oportunidades de negócios para quem está de olho na região. 

Desta forma, organizei esse post com a finalidade de ajudar quem está de malas prontas e driblando as adversidades do momento para chegar em New Brunswick. 

Pandemia

Para quem deseja entrar na província hoje é necessário fazer um registro online. Veja mais clicando aqui.
Antes de viajar é sempre bom acompanhar as últimas informações sobre a situação do Covid. O período é, de fato, instável e a regra muda a todo momento. Confira no link.

Chegando por via área

Aeroporto de Moncton
Foto: Alessandra Schneider

Ao chegar Moncton você irá desembarcar no  “Greater Moncton Roméo LeBlanc International Airport” que fica em Dieppe, cidade vizinha que faz parte da Grande Moncton  (Dieppe / Riverview/Moncton). 

É o maior aeroporto da província e funciona muito bem. Faça aqui o download do mapa do terminal

Hoje você consegue voar para Moncton através da Air Canada, Porter Airlines e West Jet.

 

 

 

 

DICA: Faça seu cadastro os cartões de milhagem das companhias pois sempre existem promoções e descontos interessantes. 

Transporte para sair do aeroporto

Táxi 

Você pode alugar um carro ou pegar um táxi direto no terminal desembarque do aeroporto. É muito fácil e o serviço é organizado, prático e seguro. Nunca tive problemas no aeroporto de Moncton, pelo contrário. Sempre fui atendida por taxistas simpáticos e dispostos a ajudar.

Preços e gorjeta

Tudo depende da distância. Segundo uma seguidora do blog que chegou no mês de Julho, deste ano, um taxi do aeroporto (Van)  até o centro de Moncton (High street) lhe custou 25 dólares. Por fim, adicionando a gorjeta de 20%, gastou 30 dólares canadenses. Vale lembrar que a gasolina subiu no último mês, então esse valor deve ter inflacionado. 

No entanto, se você é uma pessoa que se angustia com gastos, ligue antes e pergunte sobre o preço médio da corrida até o seu de destino.

E para calcular a gorjeta a conta é simples: 20% para uma excelente corrida, 15% média e 10% qdo algo não foi tão legal. O que não vale é evitar a gorjeta como se nada estivesse acontecendo. Pega mal.

Você pode tentar agendar uma van, mas em geral as empresas pedem para falar direto com os taxistas que estão no desembarque para chamarem um carro maior. 

Air Cab:  (506) 857-2000 – [email protected]

White Cab: (506)-857-3000 – [email protected]

As duas empresas acima oferecem descontos e disponibilizam aplicativos para o celular.

Caso utilize cadeira de rodas pode chamar um veículo adaptado ligando para o  “The Wheel chair Guy”

Ônibus

Para viajar para as cidades próximas, ou até outra província, indico os serviços da Maritime Bus.

Aluguel de Carro

No próprio terminal de desembarque você encontrará as empresas de locação, as conhecidas de sempre: Hertz, Alamo, Enterprise etc.
DICA: Tente pré-agendar pelos aplicativos. É mais fácil de conseguir descontos nas diárias. Se estiver difícil, ligue e negocie. Eles sempre facilitam.

Se vier com crianças pequenas, não esqueça de trazer a cadeirinha. Veja aqui as regras de transporte.  Crianças até doze anos devem sempre viajar, com cinto de segurança e o “car seat” (se necessário) no banco traseiro dos veículos.

Chegando em Moncton via terrestre

Regra número 1:  Evite dirigir à noite. Muitos trechos tem animais selvagens (alces, veados e ursos) e não é raro vê-los caminhando pelo acostamento ou atravessando as estradas. Confira a previsão do tempo afim de evitar pegar a estrada nos dias de forte nevasca. 

Se viajar nos meses frios, não deixe de utilizar pneus de neve no seu carro. Além disso, confira se estão bem calibrados pois com a queda de temperatura a pressão dos pneus diminui e por consequência reduz a aderência.

Você pode acompanhar a situação das estradas pelo link 
DICA: Baixe o aplicativo para celular Google e Apple

O kit de segurança

Por fim, mantenha alguns cobertores no carro e um kit de emergência, caso seja necessário. Eu tenho o meu, embora alguns achem um certo exagero. O fato é que muitos trechos da estrada são vazios e a gente nunca sabe quando um pneu pode furar, entre outros. 

Confira as distâncias

Montreal até Moncton: 983 km
Toronto até Moncton: 1.532 km
Halifax (NS) até Moncton: 261 km
Charlottetown (PEI) até Moncton: 164 km
St Johns (NL) até Moncton: 1.555 km

Importante

Você escutará inúmeras sugestões para organizar a sua chegada. Mas, antes de tudo, preze por utilizar serviços de empresas canadenses, registradas e conhecidas na praça. Além disso, o duvidoso e informal sempre implica em risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *