Se você gosta de levar uma vida mais tranquila, perto da natureza e do mar, você precisa conhecer a província de New Brunswick. Mesmo nas cidades menores, a qualidade de vida é considerável, apesar do isolamento.
O ritmo é mais descontraído e você não precisa se preocupar com o trânsito, bem como lidar com a pressão dos grandes centros urbanos. Cerca de 80% do território total da província é composto por florestas intermináveis e o ritmo de vida é, de fato, outro.
Estilo de Vida
New Brunswick é um lugar excelente para famílias com filhos pequenos. As crianças podem brincar na rua, andar de bicicleta e curtir tudo que a vida com ritmo de “interior” pode oferecer. O inverno é longo e intenso, fica a critério da adaptação individual. Há quem reclame e outros adoram.
Assim que você aprender a usar a roupa certa e não abusar do tempo de exposição ao frio tudo fica mais tranquilo.
Em Bathurst, por exemplo, as pessoas conservam uma rotina que ainda não conseguimos acompanhar. A maioria acorda por volta das 5:30 – 6 da manhã, janta às 17h e às 20h pula para a cama.
Agitação
Já para quem tem um ritmo mais agitado e gosta de badalação, somente as cidades maiores como Fredericton, Saint John e Moncton oferecem mais atrativos. Se você busca um pouco mais de agitação, fuja das cidades pequenas.
Mas se você realmente quer morar num lugar super cosmopolita e com um intensa vida social, talvez aqui não seja o melhor lugar.
Segurança
Posso falar particularmente somente de Bathurst, minha cidade, que está situada ao norte de New Brunswick. Comparando com as estatísticas, é difícil perceber o que sê nas pesquisas divulgadas pela mídia.
Acho a minha cidade extremamente segura e nunca tive problema com roubos, assaltos etc. Inclusive já viajei e deixei a porta principal destrancada por 24 dias sem nada acontecer.
Criminalidade
Dentro do ranking de Crime Severity Index (CSI) de 2020 , que mede o nível de criminalidade, Bathurst ocupa o 71 lugar, numa avaliação entre 237 cidades do Canadá. Já entre as cidades da província, Moncton lidera, seguida por Miramichi e Fredericton.
Na minha casa tenho câmeras de segurança (só para ver quando o carteiro deixa encomendas e não estamos em casa) e evito dar bobeira com pequenas coisas: deixar o carro aberto, bicicletas no jardim externo que não tem grades etc.
Mas sobretudo, acho que isso é mais devido à preocupação enraizada de quem veio de um país onde não de pode dirigir com o vidro do carro aberto, entre outras coisas.
Aqui você pode acompanhar os boletins diários da Polícia Montada em New Brunswick
Aqui você pode dar uma olhada sobre outros crimes que ocorrem na província
Nenhum lugar é 100% – mas aqui é muito seguro
Se compararmos ao Brasil, sim aqui é bem mais seguro. A maioria das pessoas sai para trabalhar e deixa a porta da garagem de casa aberta sem se preocupar. As famílias estacionam o carrinho de bebê ao lado da porta de entrada das casas, e ele fica até o dia seguinte.
Em 2019, ocorreram 743 homicídios no país, sendo somente 8 em New Brunswick.
Perto do Brasil isso aqui é o paraíso. É claro que a população canadense é infinitamente menor. Mas o sentimento de segurança e tranquilidade é muito mais presente.
Custo de vida
A renda famíliar media de New Brunswick é de $77,020, o valor mais baixo do Canadá, sendo que a média nacional é $87,930 segundo dados do censo de 2018. Aqui você pode ter uma vida confortável gastando menos dinheiro que em outras províncias.
Segundo dados do divulgados pelo governo em 2019, as famílias de NB possuem um patrimônio líquido de $185,000, bem menor que a média nacional, que é $329,900.
Na prática, aqui as coisas são mais baratas que outras províncias. Mas lembrem que o salário é baixo ($ 11,75 por hora) e o imposto alto (15%).
Clicando aqui você pode ter idéia do custo de vida em Moncton.
Clicando aqui você pode ter idéia do custo de vida em Fredericton.
Clicando aqui você pode ter idéia do custo de vida em Campbellton.
Clicando aqui você pode ter idéia do custo de vida em Saint John.
O mercado de trabalho de New Brunswick
Antes de falar sobre o mercado, vale ressaltar que New Brunswick sofre com a questão da falta de mão de obra em posições específicas. Além disso, população daqui é a única do país em êxodo contínuo, segundo o Censo canadense. Isso porque os jovens se formam e acabam indo para os grandes centros.
Como em todo Canadá, dentro da província ocorre uma grande movimentação entre as cidades. Quando há emprego no município ao lado, a pessoa simplesmente vende a casa, transfere as crianças de escola e vai embora. Essa mobilidade é mais frequente aqui do que no Brasil, até porque se mudar neste país é imensamente mais fácil.
Os últimos dados mostram que:
⬇️ Foram veiculados 4,851 anúncios online em Agosto de 2021. Esse número é superior ao mesmo mês do ano passado (3,213).
- 35% das ofertas exigem segundo grau completo ou menos
- 25% das ofertas exigem college ou outra formação técnica
- 20% das ofertas pedem curso superior ou alguma especialização específica*Fonte GNB, dados divulgados em setembro de 2021
O setor de vendas e serviços é o segmento com maior número de oportunidades
Em agosto de 2021, as três empresas que mais anunciaram vagas na província foram:
▶ J.D Irving (Companhia que atua no Canadá e Estados Unidos em diversos setores – madeireiro, geração de energia, logística, alimentação etc)
▶ Horizon Health (Conglomerado da área de saúde que opera a parte anglofônica dos hospitais da província)
▶ Sobeys
Veja abaixo quais são os sites com mais anúncios de empregos na província:
▶ Career Beacon
Pessoas com deficiência em New Brunswick
Os dados de 2017 registram um número de cerca de 109.280 pessoas em idade ativa (de 15 a 64 anos) com uma ou mais deficiência. Isso representa 23,0% da população em idade ativa de New Brunswick, bem acima dos 18,8% observados em nível nacional (e a segunda maior porcentagem entre as províncias e territórios).
Além da população em idade ativa, estima-se que 52.310 indivíduos com 65 anos ou mais tenham uma ou mais incapacidades em NB.
Fonte: NB Jobs
Idioma
Segundo a constituição canadense, New Brunswick é a única província oficialmente bilíngue do país. No entanto, apenas 30% da população tem o francês como primeira língua. A região é povoada basicamente por descentes de franceses, ingleses, escoceses e irlandeses.
A maior parte dos empregos podem exigir que você seja fluente nos dois idiomas. Contudo, na prática não é bem assim que funciona. O francês está mais concentrado nas cidades próximas ao litoral, região conhecida como costa Acadiana, bem como nas cidades de fronteira com Quebec.
O mundo ideal é saber um idioma muito bem e dominar o mínimo do outro para que você possa manter uma conversação básica e se virar nas coisas do dia a dia. O governo canadense oferece cursos gratuitos de inglês e francês para residentes permanentes.
Fiz um post bem completo sobre o tema. Confira aqui.
Educação
O sistema de educação de New Brunswick é público e coordenado pelo governo provincial, representado pelo Ministro da Educação e pelos Conselhos de Desenvolvimento da Educação Infantil e Distrito (DECs), que são eleitos para o nível local a cada quatro anos. A província é dividida em sete distritos escolares, quatro anglófonos e três francófonos.
Creches: A criança que completas 5 anos até o dia 28 de novembro já pode ser aceito no maternal. Antes disso existem as creches (daycares/garderies) que são particulares. Inclusive fiz um texto sobre isso. Veja aqui
O governo provincial anunciou no início do ano um programa a ser implementado que oferece creches gratuitas a os cidadãos de baixa renda, entre outros requisitos. Mas acredito que isso só será aberto para cidadãos e residentes permanentes.
- New Brunswick é líder no uso da tecnologia na educação e 100% de suas escolas públicas têm internet na sala de aula.
- A província tem a maior taxa de graduação do ensino médio no Canadá (mais de 86%).
- Aqui se verifica o percentual mais baixo de pessoas entre 25 e 34 anos com um diploma universitário do país (dados do governo canadense de 2016).
Universidades
- University of New Brunswick : É a mais antiga universidade de língua inglesa do Canadá e a maior da província.
- Mount Allison University: Localizada em Sackville, oferece programas de graduação em artes, ciências, comércio, artes plásticas e música.
- Université de Moncton: É a maior instituição francófona do Canadá, fora da província de Quebec. Tem Campus na cidade de Edmundston e Shippagan.
- St. Thomas University: É uma pequena instituição de Fredericton – cujo programa central de artes liberais é complementado por programas profissionais em educação e trabalho social.
Colleges Públicos
- New Brunswick Community Colleges : Fornece educação pós-secundária em inglês em mais de 90 programas. Possui seis campus: Fredericton, Saint John, Moncton, Woodstock, Miramichi e St. Andrews.
- Collège communautaire du Nouveau-Brunswick : Ensino em língua francesa. Tem cinco campus: Bathurst, Campbellton, Dieppe, Edmundston e a Península Acadiana.
O clima de New Brunswick
New Brunswick tem as quatro estações muito bem definidas. O inverno é longo, gelado (bem ameno em relação a
outras províncias) e com bastante neve, de 300 a 400 cm por ano.
O pior do inverno vai de dezembro até março e as temperaturas variam entre -35 e 10 graus centígrados. Para quem curte neve, aqui é o lugar : )
A primavera vai de abril até junho e é uma experiência interessante. Tudo brota numa velocidade incrível. As cores explodem e os canadenses abusam dos enfeites e arranjos.
Um verão maravilhoso
Tudo tem que estar pronto para chegar a estação mais esperada do ano: o verão. Com temperaturas que variam entre os 8 e 28 centígrados, é a época de curtir as águas salgadas mais quentes do país. De julho a setembro a província vivencia um “ritmo de férias”, principalmente entre julho e agosto. É como se fosse o nosso “janeiro e fevereiro” no Brasil.
O outono chega na metade de setembro e vai até o final de outubro, aproximadamente. É, sobretudo, a época das colheitas e para muitos a estação mais linda do ano. Isso porque nada supera os tons das folhas multicoloridas que se espalham pelo chão. A temperatura é bem mais amena de dia e geladinha à noite. Uma vez que você se acostuma com as oscilações, ela acaba se tornando a época preferida.
Localização
New Brunswick é vizinha dos Estados Unidos. Para quem mora nessa região, faz parte da rotina cruzar a fronteira para fazer compras ou descer para passear em Vermont ou Boston.
Também temos muito da influência francesa de Quebec. E o quebecoise tem uma personalidade diferente do francês daqui. O idioma também tem, sem dúvida, um sotaque bem diferente.
As grandes cidades, como Moncton e Fredericton, possuem aeroportos com voos diretos para Montreal e Toronto. Já no meu caso, em Bathurst, temos um aeroporto com somente três voos diários para Montreal.
A maior cidade mais próxima (duas horas e meia de carro) é Moncton. Quando viajo ao Brasil prefiro ir até Moncton e pegar o voo direto para Toronto do que voar daqui até Montreal e depois ainda pegar o trecho Montreal – Toronto. Além de ser bem mais caro, leva muito mais tempo.
Isolamento
Aqui a maior parte das cidades são pequenas, estão espalhadas e distantes entre sí. Para alguns isso pode passar sem dúvida uma idéia de isolamento. Mas na prática não é bem assim.
Todas as regiões são bem atendidas pelos serviços públicos e mesmo nas situações de crise todos estão bem preparados. O canadense está sempre pronto para o pior cenário. Pode vir o fim do mundo que eles darão um jeito de resolver o problema a sua maneira.
Só para exemplificar, no caso do Covid, as autoridades foram super rápidas pois optaram por isolar a província do resto do País logo no começo da pandemia. Essa manobra vista como uma atitude um tanto “radical” pela maioria da população tem por fim trazido bons resultados, já que a contaminação na região foi uma das mais baixas do Canadá.
O povo de New Brunswick
Os “maritimers”, como são chamados os habitantes das três províncias da marítimas da costa leste ( NB, Nova Sotia e Prince Edward Island -PEI), que, a propósito, tem uma excelente reputação pelo país. São reconhecidos pela sua simpatia, calor humano e hospitalidade.
Não se surpreenda se você logo for convidado para jantar, tomar uma cerveja ou levar um amistoso tapinha nas costas.
Conforme um ditado do atual primeiro-ministro da província de New Brunswick, Brian Gallant: “Walk down any road in NB and count the number of strangers that nod or smile at you”. (Caminhe por qualquer estrada em NB e conte o número de estranhos que irão acenar ou sorrir para você “)
Relax, mon amour
Nas cidades costeiras, principalmente na região de pequenos vilarejos de maior influência francesa, as pessoas são ainda mais tranquilas e desligadas. Tudo no ritmo “Vive la vie” com muitas pausas para cafés e pouca preocupação em cumprir metas.
Antes de tudo, o importante é ser feliz. Sim, isso também existe por aqui. Embora as pessoas tenham regras e sejam super prestativas, os moradores locais adoram bater papo e muitas vezes não estão atentos em responder o seu email que era para ontem. Os compromissos são assumidos, mas desde que não atrapalhem a parada para o café.
Tudo é feito no ritmo deles. Para quem está acostumado com tudo para ontem, aqui é preciso exercitar a paciência acima de tudo.
Alimentação
Você terá de tudo um pouco. Mas para quem gosta de frutos do mar, aqui é inegavelmente o lugar certo para viver. Na região costeira é grande a oferta de lagostas, camarões, caranguejos gigantes e vieiras. Contudo, a maior parte dos pratos também utiliza batata.
Esteja preparado para comer batata de todas as formas possíveis:frita, amassada, batida, cozida no vapor, gratinada, enfim.
Como em todo Canadá, de fato, as frutas ficam mais caras no inverno, contudo os principais supermercados oferecem igualmente uma farta variedade durante todas épocas no ano.
No verão muitas fazendas da região oferecem um serviço personalizado de entrega de vegetais e legumes fresquinhos. Os pratos típicos da região são uma delícia, aliás o meu preferido é o clássico e francês Coquille St Jacques.
PS – Muito cuidado para não exagerar na alimentação. Segundo dados do governo canadense, 60% dos habitantes de New Brunswick estão acima do peso!
Crescimento demográfico e Imigrantes
O crescimento populacional foi relativamente pequeno no início do século XXI. Muitos jovens e adultos, atraídos pelas oportunidades de emprego e pelos salários mais altos das cidades do centro do Canadá, continuaram a abandonar New Brunswick.
Dentro da província existe uma movimentação pequena entre as cidades maiores. Uma grande preocupação é com o envelhecimento da população (veja no gráfico abaixo)
De acordo com o governo, a entrada de imigrantes nas províncias marítimas, onde New Brunswick se inclui, é a menor em relação a outras províncias.
O pequeno aumento populacional da província se deve por causa da entrada de imigrantes de diversos países.
Religião
Os últimos dados do governo canadense sobre os segmentos religiosos são de 17 anos atrás. É possível ter uma noção superficial, visto que não houve nada que impactasse uma grande mudança neste período, além da entrada de mais muçulmanos na província. Na época a população era de 719,710 habitantes.
Católicos são a maioria, seguidos pelos protestantes e cristãos
O sistema de saúde New Brunswick
De acordo com a lei canadense, todas as províncias e territórios devem fornecer cuidados de saúde universais e financiados publicamente a todos os cidadãos e residentes legais do Canadá.
O sistema funciona muito bem, entretanto não pense que você será atendido imediatamente.
Assim como o serviço prestado pelo SUS no Brasil, se você necessitar ir até o pronto atendimento terá que passar por uma triagem e esperar pela sua vez.As
Já vivenciei os dois lados da moeda no atendimento de urgência. Em determinada ocasião tive que esperar 5 horas, em outras não passou de 10 minutos. Enfim, tudo depende de como estiver a lista de espera e da gravidade do caso.
Os médicos de família
As consultas com médicos de família eventualmente levam semanas e com especialistas podem se arrastar por meses. Conforme os dados de 2017, New Brunswick tem a espera mais longa por atendimento especializado de todo o Canadá: 41.7 semanas, seguida pela Nova Scotia e Prince Edward Island (veja o gráfico abaixo).
Boa parte dos problemas você certamente vai resolver com o seu médico de família, que irá lhe encaminhar para o especialista se julgar preciso. A única questão é que a província tem falta de médicos especialistas e essa espera pode demorar até seis meses.
Já se você mora numa cidade menor e necessita de um neurocirurgião ou um cirurgião cardíaco você será transferido para um grande centro como Moncton, Fredericton ou Saint John porque faltam especialistas em várias áreas. Contudo, o hospital local é bem equipado e realiza cirurgias de médio e grande porte, com se
rviço de UTI, diálise e oncologia clínica.
Nem tudo é de graça
Certos procedimentos que não são considerados necessários (como cirurgia plástica eletiva e alguns cuidados dentários) são privados, mas a lista de serviços pagos varia em cada província. O Medicare (sistema de saúde de New Brunswick) paga pela maioria dos serviços médicos.
Além dele você pode ter um seguro de saúde particular para cobrir essas despesas. Por isso é tão importante ter uma economia a parte, porque os tratamentos não cobertos pela província são geralmente caros.
Política
O governo do Canadá trabalha em um sistema federal, deste modo existe o controle sobre certos assuntos pertencentes ao governo nacional em Ottawa e outros sob o controle dos governos provinciais.
O governador geral e o primeiro-ministro estão no comando do governo federal.
O Governador-Geral, cargo ocupado hoje por Mary Simon, representa a Rainha (Rainha Elizabeth II), enquanto o primeiro-ministro, Justin Trudeau, supervisiona os assuntos do poder executivo.
A província tem seu próprio parlamento democraticamente eleito (conhecido como Assembléia Legislativa de New Brunswick), que se encontra na capital provincial de Fredericton. São 55 eleitos que representam seus distritos pelo período de até cinco anos.
O atual primeiro-ministro de New Brunswick é o representante do partido conservador, Blaine Higgs. Ele assumiu o cargo em novembro de 2018. Já a representante da Rainha é Brenda Murphy, a segunda pessoa em comando na província.
O Canadá começou por aqui
New Brunswick é a maior província marítima da costa Leste. O mais interessante é que foi uma das primeiras regiões da América do Norte a ser explorada e colonizada, inicialmente pelos franceses, a partir de 1600.
Antes de tudo, esta região era habitada por grupos indígenas das tribos (ou nações) Micmac, Malecite e Passamaquoddy.
Este pedaço de terra foi cenário de inúmeros conflitos por disputa de terras entre franceses e britânicos. Em 1785, Saint John foi estabelecida como a primeira cidade do Canadá.
O nome New Brunswick é uma homenagem ao rei George III, que também ocupou o título de duque de Brunswick, uma cidade do centro-norte da Alemanha. Clique aqui para saber mais 🍁
Olá ! Parabéns por tantas informações ! Gostaria de saber em quais cidades procurar famílias FrancoFonas para trabalhar como Caregiver ?
Obrigada
Muito bacana seu texto com todos esses dados. Ajuda muitos que estão buscando um novo local para morar. Parabéns pela dedicação e obrigado pelo esforço.
Excelente texto! Estamos Com intenção de vir para NB! Nesses dias, somente visitando ….
Parabéns pelas claras informações!
Obrigada pelo retorno !
Aproveitem NB !
Olá, ótima idéia você me deu ! Vou procurar alguém com este perfil para contar a história : ) De qualquer forma tenho certeza que você vai conseguir, as forças surgem do além : #yeswecan
Um beijo !
Bom dia!
Que texto fantástico, muito bem elaborado onde não nos resta dúvidas, meu projeto Canadá começa hoje! Espero ler mais sobre as providências do Atlântico! Abraços
Que site maravilhoso! Informações valiosas escritas de forma muito clara, objetiva e organizada. Te acompanho diariamente no instagram, e hoje tirei um tempinho par ler os posts do site. Estou encantada! Muito obrigada pelas informações sobre NB, tão raras na internet. Ótimo trabalho! <3
Vanessa !!! Obrigada pelo carinho ❤️❤️❤️❤️
Adorei o POST, quero morar com minha família em lugar tranquilo no Canadá, que possa proporcionar uma qualidade de vida melhor a todos nós. Obrigada por compartilhar as informações!
Obrigada pelo retorno !
Não tem como não agradecer por uma postagem tão completa. Muito obrigado por compartilhar, é de grande ajuda para todos nós!!!
Obrigada !
Amei as atualizações! Muito bom post.
Adorei!
Bom dia!
Muito legal seu site.
Fiquei curioso com a informação do horário de “funcionamento” do pessoal daí…acordar tão cedo e dormir tão mais cedo que a gente. Certamente deve ser para aproveitar bem as horas do dia com luz, pois entendo que no inverno daí deve ter luz a partir de umas 8h até umas 16/17h…ou não?
Falando em luz…aí tem problema de falta de energia durante o inverno? É comum?
Tem cinema na cidade, ou só em Moncton? Opções de restaurantes ou bares, mall, algo assim? Lugar para levar as crianças no inverno? Não identifiquei se vc tem alguma postagem a esse respeito ainda…
Enfim, parabéns mais uma vez!
Estou gostando muito do seu blog. Tenho muita vontade de imigrar…a cada coisa que vc escreve sobre NB me apaixono ainda mais… Minha família iniciou agora o plano de imigração… Moramos em uma cidade do interior aqui no Brasil. Seus posts nos incentivam muito. Obg
Alessandra , parabéns!!!!
Você soube compliar tudo em um unico post. Eu particularmente estou muito em dúvida entre Charlottetown e Mocton , pretendo visitar as duas nas minhas ferias antes de decidir de vez se foco meu plano canada em Ontario ou costa leste , pois confesso que tenho um pé atrás em morar numa cidade apenas com 1 shopping e sem metrô rsrsrs .
Mas resumindo , adorei o blog e virei Fã.
Abs
PH ferreira .
Saberia nos dizer se ainda da tempo para imigrar através do processo da província de New Brunswick ?e me dizer também se para aplicar para um processo províncial nesse caso de New Brunswick tem que ter um perfil no EE primeiro?nao estamos achando muita informação na internet.obrigada
O melhor caminho é falar com o um consultor de imigração. Tem muita informação equivocada online. Procure a http://immigrationpathway.com/new/pt/
Que post incrível e completo! Adorei saber mais sobre a província =D
Fico feliz pelo seu retorno !
Muito bom o artigo! Gostei. Eu estou estudando inglês e francês. O inglês acho que ja consigo o CLB 9, no francês comecei agora e vai demorar um pouco. Meu objetivo é conseguir um NCLC 7 no francês e conseguir os 30 pontos extras no EE pra compensar a idade (35 anos). Gostei de saber que o scotiabank é bom empregador ai pois sou da area bancaria aqui no Brasil. E adoraria morar numa cidade tranquila pra criar minha filha de 5 anos… obrigado.
Isso aí ! Dedicação é o segredo de tudo. Keep walking !
Muito bom conteúdo! Sonho em criar minha filha em um lugar assim, logo logo espero estar aí. 🙂
Vem sim Anita ! Bjs
Parabéns!!! bem completo, tudo de grande valia… também estamos estudando NB.
Fico feliz que gostaram !
Excelente! Realmente muito completo! Já tive um blog, e sei o quanto dá trabalho escrever algo. Dispomos de muito tempo e pesquisas pra conseguir. Tudo pra propiciar informações ao próximo. Parabéns pelo conteúdo!
Obrigada Debora ! Realmente dá trabalho. : )
Excelente post. Bem esclarecedor,meu esposo está considerando fazer um college em Moncton ou PEI, está decidindo ainda… Ótimo post.
Obrigada ! É preciso pesquisar bem. Nb é lindo mas tem seus probleminhas também.
Muito bom!
Ótimo post.
meus parabéns.
Muito útil seu post! Compilou praticamente tudo que venho acessado nos últimos meses em apenas um local. Parabéns =)
Obrigada !
Parabéns pelo post. Agora sabendo que minha ocupação , supervisão de vendas esta em alta me animei. Sei q terei q galgar meu lugar ao sol mas vale a pena.
Obrigada ! Vale o esforço. Não desanime.
Excelente material! Parabéns! Este ano eu, e minha família migraremos para NB.
Obrigada ! Fico feliz em ajudar vcs nessa decisão !
Muito bom parabéns!
Obrigada !
Se já estava de olho em NB, agora então. .. vendendo a troços aqui pra subir o morro
Adorei o seu comentário ! ahahah Obrigada : )
Também adorei e achei super completo! Penso muito na possibilidade de ir praí.
Vem ! Obrigada pelo retorno : )
Parabéns! Muito bom para nós que estamos atrás de todas informações possíveis sobre a província!
Nossa que post completo sobre a província! Tirei muitas dúvidas e me surpreendi com muita informação que escreveu! Obrigada! Adorei
Obrigada pelo retorno !