Dia das Bruxas em tempos de pandemia: é hora de usar a criatividade

Trick or treat?

Enquanto no Brasil soltamos a criatividade no período de carnaval, na América do Norte a comemoração é um pouquinho diferente. É no 31 de outubro, dia das bruxas, que acontece uma das festas mais aguardadas. Esse é o momento em que o povo se diverte em festas de Halloween por todo Canadá.

Infelizmente, a pandemia irá atrapalhar a movimentação deste 2020, mas o povo sempre encontra uma maneira de driblar as adversidades com segurança.

Covid-19

Em dias normais, a missão seria açucarada e com gosto de aventura: bater de porta em porta pra ganhar doces, balas e chocolates. Neste ano, as crianças, sobretudo, é que sentirão mais falta. 

É, de fato, a pandemia assustando mais que a própria data. Mas as bruxas estarão soltas de outras formas. O National Post divulgou um guia de atividades para não perdermos a oportunidade de aproveitar o Halloween:

Aqui temos regras

Em 2017, o dia das bruxas foi um tanto polêmico em Bathurst, cidade onde moro.

Uma Lei municipal,  já Dia das bruxas derrubada, proibia que os maiores de 16 anos pudessem sair para recolher doces, além de instaurar um toque de recolher às 19 horas, com risco de multa de CAD$ 200. Deu manchete nacional na CBC. 

Hoje a regra diz que todos podem ir atrás das doçuras sem medo até as 20 horas, mas somente nas casas que estiverem com as luzes acesas, sinal de que os donos ainda estão disponíveis.

O planejamento do Halloween era sempre o mesmo: saíamos com as crianças pela vizinhança entre 16 e 18 horas e fazíamos um festinha na sala logo após. 

O melhor de tudo é ouvir o barulho da criançada chegando e escutar aquele “trick or treat” (doçura ou travessura) que vem do fundo do coração.

A festa é levada muito a sério que até no site do governo canadense você encontra orientações sobre como se preparar .

Decoração

Decorar e organizar a casa para celebrar o dia das bruxas se torna muito fácil por aqui. O fato é que tendo Dollarama e Walmart na área, você tem tudo. 

Dollarama

Sim, a rainha as rainhas. A loja que salva a sua vida sempre. Nessa época você encontra absolutamente tudo que precisa para o halloween. Tem de luzes multicoloridas até sangue artificial para fazer as maquiagens.

Adoro as perucas e as fantasias baratinhas. A qualidade, sobretudo, não é uma maravilha, mas compensa. Meu filho, por exemplo, se divertiu por dois anos com a fantasia de caveira que custou quatro dólares. 

Walmart

É outro lugar que você encontra uma enorme quantidade objetos para decoração, além de fantasias com preço bem em conta. Aproveito sempre para comprar o pacotes de balas e chocolates lá. As promoções são excelentes e eventualmente você encontra promoções especiais no próprio dia 31 (tipo uma queima de estoque). 

Importante !

  • Nesta época já é um frio de lascar em várias regiões do Canadá. Se forem pra rua, Halloween e crianças caprichem na pintura facial de seus pequenos. Abuse nas perucas, cortes e machucados com sangue artificial etc. Aliás, no passado gastamos uma fortuna com uma vestimenta linda, mas que ficou tapada até o pescoço com o casaco.
  • Eu sempre acompanho meus filhos na hora de ir pra rua. Estamos num país tranquilo e acostumado com essa tradição, contudo, fico mais segura em saber o que está acontecendo.
    A propósito, já tivemos alguns problemas sérios em anos anteriores. Uma agulha de costura foi encontrada numa barra de chocolate na cidade de Fredericton (veja aqui). 
    Portanto, depois que os doces são recolhidos eu ainda abro, examino e seleciono o que podem e não podem comer. Exagero? Não, é sobretudo prevenção. Da mesma forma, não deixo eles baterem em qualquer residência. Eu vou discretamente guiando os baixinhos para os lugares que conheço os moradores.
  • Um lugar ótimo para encontrar fantasias com preços justos para você acompanhar seus filhos é a Ardenne. Veja aqui.
  • Evitem que seus filhos usem vestimentas que “zombem”  de uma cultura, especialmente algo que remeta aos povos indígenas. Você pode, de fato,  se incomodar.

3 thoughts on “Dia das Bruxas em tempos de pandemia: é hora de usar a criatividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *