Tudo pronto para o inverno canadense? Algumas dicas que podem fazer toda diferença :)


O Canadá é um país gigante com quatro estações super definidas. No verão, dependendo do local, você vai precisar até de um aparelho de ar condicionado. Mas para nós, brasileiros, é no inverno que as coisas complicam. Somos obrigados a criar novos hábitos para nos adaptarmos e termos uma vida mais fácil num ambiente tão diferente da terra de origem. 

Em resumo, você precisa se preparar para a chegada da neve que fará parte da sua rotina por um longo período. Não pense que é só colocar lenha na lareira. Até porque muitas casas já não possuem mais lareiras convencionais, e sim elétricas.

Da mobilidade urbana até a alimentação, nada escapa das massas polares que congelam todas as regiões por, no mínimo, cinco meses do ano.

Fiz uma pequena lista da nossa rotina de preparação. Atenção ! Essa é minha lista : ) Talvez você que more no Canadá há mais tempo lembre de coisas que eu até esqueci de mencionar.

Mas só a vida no frio ensina. A cada inverno temos uma nova idéia para o ano seguinte. 

Vacina da gripe (Flu shot) 

A partir de agosto você já começa a ver as propagandas sobre a importância de tomar a vacina da gripe (flu shot). E não adianta se vacinar no Brasil e vir pensando que você estará protegido por aqui. Os “bichinhos”que circulam na América do Norte podem não ser os mesmos dos países tropicais.

A vacina é diferente a cada ano e ataca os “vírus” previstos para a temporada.  A Flu shot é gratuita e disponível em todo Canadá. Você pode tomar direto no seu médico de família, em walking clinics e até em boa parte das farmácias. 

Clique aqui para onde tomar a sua vacina em todas as províncias 

Clique para verificar o mapa da gripe em todo país 

Vitamina D

Com a baixa exposição solar, a cada ano aumentamos a dose de Vitamina D. É um assunto que você pode conversar direto com o seu médico de família. O tema não é consenso, mas aqui em casa todo mundo é vitaminado com orgulho.  Também caprichamos na dose de  vitamina C, Omega 3 e no Magnésio. Quando alguém está gripado usamos Própolis e apostamos nas cápsulas desodorizadas de alho.

Mudanças na rotina

No Canadá o inverno castiga. O amanhecer se dá próximo das 8 horas da manhã e anoitece entre 4:30 e 17 horas. Muitas pessoas sofrem com a privação de luz permanente.

Principalmente quem tem problemas de ansiedade e depressão. O melhor remédio é acordar cedo. Pule da cama assim que amanhecer e se
exponha ao máximo de luminosidade que puder. Depois de passar por um inverno você vai compreender melhor porque os canadenses enlouquecem no  calor.

 

Guarde as roupas de verão

Se você não tem viagem programada para um local “quente” nos meses de inverno, guarde as roupas de verão.
É possível continuar usando camisetas e até algumas roupas mais curtas dentro de
ambientes climatizados. Mas aquelas bermudas e vestidinhos ousados podem ser esquecidos. E onde enfiar tanta coisa ? Nos sacos a vácuo vendidos na Dollarama. Não há nada mais prático na vida. 

Troca de pneus

Grande parte dos veículos vem de fábrica com pneus “all season” (para todas as estações). Mas as baixas temperaturas exigem uma borracha que responda ao frio com maior aderência, o que se reflete diretamente na sua segurança.  Por isso, trocamos os pneus todos os anos assim que as temperaturas baixam dos sete graus Celsius.
O mesmo  acontece na primavera. Bateu sete graus já trocamos para os pneus originais. Onde realizamos essa troca ? Em qualquer oficina mecânica. Até o Canadian Tire oferece esse serviço, inclusive você pode comprar tudo por lá.  Algumas oficinas também guardam os seus pneus até a próxima estação. Confira no vídeo abaixo (em inglês) mais informações :

Kit de sobrevivência no carro

Se você costuma viajar de carro pelo Canadá é bom ter um kit de sobrevivência na época de inverno. E não sé coisa da minha cabeça, essa é uma orientação do próprio governo canadense. Isso porque você pode ser surpreendido por uma nevasca e ficar preso no meio da tempestade. É possível comprar o kit pronto nas principais lojas de departamento (Canadian Tire, Wallmart etc). 

É importante que você tenha, no mínimo, alimentos que não estraguem (como barras energéticas), garrafas de água (de plástico que não quebram se a água congelar), um cobertor, uma pá pequena, um raspador e escovão, uma vela em lata, fósforos e uma lanterna. 

Teste o snowblower e compre sal

Não espere para testar a sua máquina de limpar neve depois da função começar. Deixe tudo pronto: compre a pá adequada, se abasteça com combustível (muitas máquinas utilizam gasolina) e veja se as engrenagens estão rodando direito.  

Não esqueça de comprar sal para jogar na frente da sua residência (porta, calçadas e garagem). Ele vai garantir que você terá condições de pelo menos entrar dentro de casa. 

Tire as telas das janelas

Essa dica vai principalmente quem mora em casa e tem aquelas telas anti- insetos, mosquitos etc. É a época de tirar todas e assim, você terá maior luminosidade em todos os ambientes. É um detalhe bobo mas que faz muita diferença nos dias cinzas de inverno. 

Isolamento térmico das janelas e portas 

Confira a situação das portas e janelas da sua casa ou apartamento. Se a vedação não estiver boa, ou seja, se você sentir a entrada do ar gelado externo o seu aquecimento estará  comprometido.

E o que isso significa ? Uma conta de energia elétrica lá nas alturas. Geralmente o valor já sobe bastante nos períodos frios, então é importante se ligar nesses detalhes que vão refletir no seu bolso.

Instale os sinalizadores nas entradas de garagens e portas para auxiliar na limpeza da neve

Se você mora em casa é importante que não esqueça de demarcar a entrada das garagens e muros. Após as nevascas você não sabe mais o que é pedra ou grama e o risco de passar com o “snowblower” (que é a máquina de limpar neve) em algo sólido é enorme.

Isso também auxilia no caso de você utilizar o serviço de alguém para limpeza da neve. Ano passado tivemos o nosso deck de madeira destruído pelo trator que retira a neve na parte lateral da minha casa. É só comprar os sinalizadores de metal (são mais resistentes que os de plástico) disponíveis na Dollarama. 

 

Prepare canos expostos, trailers etc

Toda estrutura que ficar exposta, sem aquecimento, como no caso de trailers e tubulações de irrigação em jardins, entre outros, precisam passar pelo processo de “winterization”. Geralmente os canos são preenchidos com uma substância anti-congelante que evita danos e rachaduras.

Na minha casa, por exemplo, temos um depósito com um pequeno banheiro. No último inverno esquecemos de “winterizar” o vaso sanitário.  Na primavera descobrimos que a louça do vaso estava rachada e a tubulação inferior literalmente explodiu com o frio. 🍁

4 thoughts on “Tudo pronto para o inverno canadense? Algumas dicas que podem fazer toda diferença :)

  1. Ótimo post! Esse será o primeiro inverno pelas terras canadenses e muitas coisas eu não sabia. Vou providenciar para já, pois o inverno chegou mais cedo aqui no Laurentides. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »