Projeto mães no Canadá: O Halloween está chegando. Veja como curtir com seus filhos uma das datas mais esperadas do ano.

Enquanto no Brasil soltamos a criatividade para celebrar o carnaval, aqui na América do Norte a comemoração é um pouquinho diferente. É no dia das bruxas, uma das festas mais aguardadas do ano, que o povo tira a fantasia do armário e decora as casas com tudo que tem direito.

Dia 31 de outubro pipocam eventos de “Halloween” por todo Canadá e as crianças são as que mais divertem nessa função.  Para eles a missão é açucarada e tem gosto de aventura: bater de porta em porta pra ganhar doces, balas e chocolates.

É gostoso ouvir o zum zum da criançada chegando e abrir a porta vagarosamente para escutar aquele “trick or treat” (doçura ou travessura) que vem do fundo do coração.

A festa é tão levada a sério que até no site do governo canadense você encontra algumas orientações sobre como se preparar para a data.

Aqui temos regras…

No último ano o dia das bruxas foi um tanto polêmico em Bathurst, cidade onde moro. Uma Lei municipal – que já foi derrubada – proibia que os maiores de 16 anos pudessem ir às casas para pegar doces, além de instaurar um toque de recolher às 19 horas. Quem fosse pego ganharia uma multa de 200 dólares e uma boa dor de cabeça para os pais.

Hoje a regra diz que todos podem ir atrás das doçuras sem medo até as 20 horas. Isso se as luzes das casas estiverem acesas, o que indica que os donos ainda estão disponíveis para tal. 

Na minha casa a comemoração já iníciou no início do mês com a decoração externa: caveiras que fazem barulho, teias de aranha artificiais penduradas pelas paredes e até uma abóbora que canta.

No dia de Halloween o planejamento é o mesmo de todos os anos:  saímos com as crianças para caminhar pela vizinhança a partir das 16 horas e vamos no máximo até às 18h . 

E você pode organizar a sua casa, fantasia ou até festa Halloween de maneira fácil, barata e divertida. Confira abaixo algumas dicas de quem já vai celebrar o sexto dia das bruxas em terras canadenses ! 

Dollarama

Sim, a rainha as rainhas. A loja que salva a sua vida sempre. Nessa época do ano você encontra lá absolutamente tudo que precisa. Tem de luzes multicoloridas até sangue artificial para fazer as maquiagens.

Adoro as perucas e as fantasias baratinhas. A qualidade não é uma maravilha, mas compensa. Meu filho, por exemplo, se divertiu por dois anos com a fantasia de caveira que custou quatro dólares. Confira abaixo o video da “Canadian Shopping Girl” sobre a Dollarama. É de 2017 mas continua tudo igual. Parece que nem renovaram o estoque.

Walmart
É outro lugar que você vai encontrar muita variedade de objetos para decorar a sua residência, além das fantasias com preço bem em conta. Aproveito sempre para comprar o pacotes de balas e chocolates por lá. As promoções são excelentes. Invista nisso, especialmente se você estiver morando no Canadá.

Você vai se impressionar com o volume de crianças e marmanjos que vão bater na sua porta. Esteja armado com todas as guloseimas do mundo. 

Spirit Halloween
Essa loja arrasa. É um universo de coisas que nem sei por onde começar. Você também pode comprar pelo site. As melhores fantasias estão sem dúvida aí. Confira abaixo:

Importante !

  • Sempre nesta época do ano já é um frio de lascar em várias regiões do Canadá. Se forem pra rua  capriche na pintura facial de seus pequenos. Abuse nas perucas, cortes e machucados com sangue artificial etc. Ano passado gastamos uma fortuna com uma fantasia que ficou tapada até o pescoço com o casaco pesado. 
  • Eu sempre acompanho meus filhos na hora de ir pra rua para o “trick or treat. Mesmo sendo um país tranquilo e acostumado com essa tradição, fico mais segura em saber o que está acontecendo. Tivemos alguns problemas sérios em alguns lugares no último ano. Uma agulha de costura foi encontrada numa barra de chocolate na cidade de Fredericton (veja aqui).  Portanto, depois que os doces são recolhidos eu ainda abro, examino e seleciono o que podem e não podem comer. Exagero ? Não. É prevenção. E também não deixo eles baterem em qualquer residência. Eu vou discretamente guiando os baixinhos para os lugares que conheço os moradores. 
  • Um lugar ótimo para encontrar fantasias com preços justos para você acompanhar seus filhos é a Ardenne. Veja aqui . 
  • Evitem que seus filhos usem vestimentas que “zombem  de uma cultura, especialmente  algo que remeta aos povos indígenas. Você pode se incomodar.

Confira também os textos das outras participantes do projeto. Todo dia 20 do mês tem novidade no site:

3 thoughts on “Projeto mães no Canadá: O Halloween está chegando. Veja como curtir com seus filhos uma das datas mais esperadas do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »