
Red Wing Blackbird
No último sábado aproveitei para folhear uma revista na sacada devidamente preparada para o verão: mesinha, cadeiras e vaso de flor. Fui interrompida inúmeras vezes por um pássaro inquieto que parecia aguardar uma reação. Ele já é conhecido da área. Saquei a câmera e num zoom rápido o fotografei antes que voasse. No dia seguinte perguntei para o vizinho do primeiro piso, canadense bem informado pela flora e fauna local. Sempre o vejo, junto à esposa, podando e plantando o pequeno jardim que conserva em seu apartamento térreo.
“Você conhece aquele pássaro preto que enlouquece a vizinhança e passa o dia no pinheiro perto da minha sacada?”, questionei. “Oh, sure. É um Red Wing Blackbird” – disse ele. O “Agelaius phoeniceus” também é conhecido como “Tordo Sargento” ou “Pássaro Preto da Asa Vermelha”. É uma ave agressiva na defesa dos seus ninhos e arredores. Estão explicados os voos rasantes que já presenciei e assustam quem passa pela rua. Este pássaro é encontrado em toda a América do Norte (abundante no Canadá) e em alguns lugares da América Central , como em El Salvador e na Costa Rica. No inverno migra para o sul dos Estados Unidos e do México. Lá por fevereiro retorna para o Norte. A volta do seu canto marcante em terras frias é um sinal do começo da primavera.
No fim das contas consegui várias imagens do pretinho. Depois de conversar com o vizinho, sentei no banco à frente do lago Ontário com a máquina em punho.Não demorou muito para ele chegar e começarmos a sessão de fotos.
Confira o canto do Red Wing Blackbird:
https://www.youtube.com/watch?v=rsagVk50BoI










