O Canadá não é para todo mundo

Uma das primeiras coisas que aprendi ao mudar de país foi deixar para trás os rótulos e preconceitos. Julgar menos e compreender mais. E vivendo no Canadá vejo que não sou eu que vou acabar com o dilema inglês x francês, muito menos questionar a existência de uma rainha. É a cultura deles e ponto. Você tem livre escolha: se adapte ou pule fora, simples assim. 

Achei importante escrever este post depois de ler e ver muitas coisas intrigantes rolando pela mídia social nas últimas semanas. É, de fato, a engrenagem do sistema do Canadá sendo questionada por imigrantes que chegaram há pouco e ainda precisam entender melhor “a dor e a delícia de ser o que é”. 

Você não sabe o passado de quem está sentado ao seu lado. Pode ser o milionário do bairro ou o herói de guerra que hoje dorme no abrigo da prefeitura. Afinal a única verdade é que todos vivem sobre as mesmas regras. Ter dinheiro por aqui, por exemplo, não te ajudará a furar a fila do pão. 

Esse post é muito particular. Posso estar equivocada, talvez. Mas compartilhar é importante para abrir os olhos daqueles que nutrem expectativas sobre um Canadá que de fato não existe. Vou pontuar alguns aspectos que sempre discuto entre amigos:Canadá e os Estados Unidos

O Canadá não é os Estados Unidos

Se você procura realizar uma espécie de “sonho americano” por aqui, desista. Os canadenses só têm em comum com os americanos a fronteira. O resto é tudo diferente. Da linguagem até a maneira de viver e se relacionar, há uma grande distância entre os dois países. Não vou dizer o que é melhor ou pior .Mas não venha para o Canadá esperando encontrar a Disneyworld. A exuberância canadense se mostra de outra forma : )

Esteja preparado para pegar na enxada (ou na pá de neve)

Sim, serviços simples e básicos são realizados por todos, independente do seu nível cultural ou  conta no banco. Aqui ou você gasta uma boa grana contratando serviços ou se conforma e terá que cortar grama, lavar a louça e tirar a neve da calçada nos meses de inverno. Para quem está acostumado a tomar café na cama, talvez chegou a hora de pular pra mesa. 

O sistema público de saúde funciona bem – mas muitas vezes você vai ter que esperar 

Essa é a maior reclamação dos imigrantes recém-chegados ao país, principalmente quem estava acostumado a um sistema privado com benefícios. Aqui você terá que esperar pacientemente até o seu atendimento. E boa parte dos problemas serão resolvidos pelo seu médico de família. Não adianta espernear. 

Se você pensa em imigrar para o Canadá para enriquecer, esqueça

O que lhe faria mudar para um país tão frio e diferente do seu ?  Fiz a pergunta no meu Instagram e 99% dos seguidores responderam que viriam para cá para ter mais qualidade de vida. Se você está nesse O dinheiro Canadensegrupo, parabéns.

Não pense que existirão inúmeras chances de enriquecer na terra do maple syrup. Também não estou dizendo que isso não é possível. Mas boa parte dos imigrantes escolhem o Canadá por outro motivos. Aqui se paga muito imposto. Para vocês terem uma idéia, quem ganha acima de 200 mil dólares anuais, já entra num patamar em torno dos 50%.

Os serviços básicos, de fato, funcionam. As escolas são gratuitas, a saúde também. Mas tudo isso não cai do céu, são benefícios que saem direto do bolso do contribuinte. 

Se você basear o seu sonho canadense na possibilidade de enriquecer ou crescer financeiramente, talvez a decepção seja grande. É importante pesar esses “valores” e refletir o que é importante na sua vida.  Aqui poucos são os profissionais que retomam a carreira no mesmo setor e por cima. A maior parte muda de área e recomeça do zero.

Isso não é vergonha pra ninguém, pelo contrário, enobrece e valoriza o seu passe. Nunca omita no seu currículo essa capacidade de se reinventar.   

Seu quadrado, seus problemas: Canadense – em geral – não gosta de fofoca

Definitivamente não incite o “zum zum zum”. Aqueles papos paralelos sobre a tia da vizinha. Aqui não rola. O que você faz ou deixa de fazer é problema seu. E comentar sobre questões alheias pode lhe trazer problemas. Evite esse tipo de comportamento principalmente com nativos que você não tem intimidade.Diversidade no Canadá

Aparência, orientação sexual e religião é questão privada 

Sim, os canadenses estão interessados no seu talento. Se você é uma pessoa legal e divertida.  Não pense que uma carinha bonita vai surpreender a banca. É importante ter conteúdo. Você verá gordinhos  felizes casados com mulheres magras e lindas. E vice-versa. Homens de mãos dadas e mulheres dividindo o mesmo teto. Penso que num país tão cosmopolita e cheio de diferenças a aparência, entre outras coisas, é o que menos importa. Eles já viraram essa página faz tempo. Pouco interessa o que você pratica entre quatro paredes ou qual Deus idolatra.

Aqui a vida é baseada em respeito e compreensão da diversidade. Se você tem uma mente pouco aberta a esses pontos, é hora de repensar se o Canadá é mesmo o melhor lugar para viver.

15 thoughts on “O Canadá não é para todo mundo

  1. Parabéns pelo belíssimo texto! Senti que realmente veio do seu coração… tive a oportunidade de conhecer a maravilha do Canadá no outono de 2018 e fiquei encantada com a qualidade de vida, a educação, a cultura, a hospitalidade e o respeito entre as pessoas e com a natureza! Hoje com mais de 50 anos de idade, vejo o Canadá como o país que meus pais e avós diziam que seria o Brasil… espero voltar em breve para usufruir da riqueza desse país maravilhoso

  2. Eu moro no Canadá a 9 meses. E sai do Brasil na esperança de qualidade de vida. Pois tinha uma empresa lá. A questão é que depende do ponto de vista o que e ter qualidade de vida. Realmente não é fácil emprego como todo mundo diz. Venha com inglês bom. Pq senão até um emprego mais básico é complicado. Realmente aqui fazemos tudo e exaustão toma conta. Não me arrependo de ter vindo. Mas quando chega aqui literalmente você nasce para uma outra realidade. O frio em uma determinada época incomoda. Segurança é excelente. Saúde realmente eles não trabalham nada preventivo como no Brasil. Alimentação desde que faça tudo em casa se torna saudável. Salão de cabeleireiro..emprega em casa… esquece. A não ser que traga do Brasil. País lindo ….frio….Seguro….cheio de benefícios…depende o que cada um busca pra si. Hoje estou voltando para Brasil. Feliz e sem nenhum arrependimento de ter tentado está nova experiência.

  3. Amei o post!!!
    Minha filha e meu genro foram para Moncton ano passado,fui visitá-los e fiquei encantada com o Canadá!
    Visitamos Frederick e vários outros lugares!!!!

  4. Muito legal o post. Sincero e verdadeiro. Nossa intenção é criar nossos dois filhos com acesso a uma cultura onde a diversidade é de fato um valor; dar possibilidades mais amplas de futuro pra eles, principalmente numa educação mais inclusiva; poder andar na rua com um mínimo de tranquilidade e não ter medo das conquistas financeiras que já teve na vida; aproveitar a natureza e ser cuidadoso com ela, sem parecer careta por não concordar que jogar lixo no chão já virou hábito comum ☹ no Brasil… São tantos os motivos… enriquecer num país como o Brasil é quase questão de sobrevivência, pra poder dar segurança para sua família. Já no Canadá, pode ser apenas resultado de trabalho e esforço, não uma obrigação. Nosso projeto está tomando forma, talvez até setembro estejamos aterrisando nas terras geladas do Norte . Parabéns pelo Blog!! Bjs

  5. Amei o post! Exatamente o que vi lá e gostei! Parece que encontrei o meu lugar, a qualidade de vida que tanto sonhei. Um dia eu volto pra ficar! E que seja logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *