Tenho certeza que muita gente jamais ouviu falar no Gás Radônio (ou Radon gas em inglês). Eu era uma dessas pessoas: em seis anos de Canadá NUNCA vi ninguém tocar no assunto. Mas foi há poucos meses, num bate papo informal entre amigos da área de saúde, que soube dos perigos relacionados à sua presença em ambientes fechados.
Fiz um resumo bem simples com as principais questões pertinentes ao tema. Existe muita informação online e não é difícil resolver o problema. O importante é medir os níveis deste gás na sua casa e, se necessário, tomar as devidas providências. O assunto é sério e não pode ser ignorado.
O que é o Radon gas?
O Radon é um gás radioativo que surge naturalmente quando ocorre a decomposição do urânio. É invisível e inodoro. Quando liberado do solo para o meio ambiente ele se dilui e não é motivo de preocupação. No entanto, em espaços fechados, como casas, às vezes pode acumular-se em altos níveis, colocando em risco a saúde de todos que ali habitam.
O que pode causar?
O Radon é segunda principal causa de câncer de pulmão em não fumantes no Canadá. Isso porque a exposição altos níveis do gás em
ambientes fechados resulta no aumento risco de desenvolvimento de tumores malignos de pulmão. Esse risco aumenta ainda mais quando o individuo é fumante.
O Radon gas se decompõe para formar elementos radioativos que podem ser inalados pelos pulmões. Dentro deles o Radon continua em colapso, criando partículas radioativas que liberam pequenas explosões de energia. Essa energia é absorvida pelo tecido pulmonar próximo, danificando as células pulmonares. Quando as células são danificadas, elas têm o potencial de resultar em câncer ao se reproduzirem.
Como esse gás entra nos ambientes?
A pressão do ar dentro de uma casa geralmente é menor do que no solo ao redor da fundação. Essa diferença de pressão atrai o ar e outros gases, incluindo o Radon gas, do solo para a casa. Ele pode entrar em qualquer lugar que encontre uma abertura em contato com o solo: rachaduras no piso e paredes, juntas de construção, espaços perto de tubulações, vigas de suporte, batentes de janelas, drenos de piso e etc.
Quais as províncias com maior incidência do Radon gas?
Ele pode existe em todo o Canadá, no entanto, algumas regiões tem maior incidência como Manitoba, Alberta, Saskatchewan, New Brunswick e partes da Colúmbia Britânica e Quebec.
Por província:
NEW BRUNSWICK, PRINCE EDWARD ISLAND, NOVA SCOTIA – Existem áreas que possuem certos tipos de rocha (xisto e granito) – o que ocasiona níveis mais altos de urânio no solo e provavelmente mais Radon.
(clique para abrir as imagens)
Manitoba
Segundo o governo do Canadá de 2012, em todo o Canadá, 11% das residências apresentam níveis de Radon gas superiores aos padrões da Health Canada. Só em Manitoba, 24% têm níveis superiores aos aceitáveis, o que equivale a uma em cada quatro casas.
(clique para abrir as imagens)
Ontario
(clique para abrir as imagens)
Quebec
(clique para abrir as imagens)
British Columbia
(clique para abrir as imagens)
Saskatchewan
(clique para abrir as imagens)
Yukon, Northwest Territories, Nunavut
(clique para abrir as imagens)
Alberta
(clique para abrir as imagens)
Qual o índice aceitável ?
A atual diretriz canadense para o Radon Gas para residências é de 200 Becquerels por metro cúbico (200 Bq / m3). O Becquerel é uma unidade que descreve a radiação causada por 1 desintegração por segundo ou Radon.
Como medir a concentração deste gás num ambiente fechado?
Detectores de carvão – Esses dispositivos consistem em um recipiente cheio de carvão e coberto com uma tela e filtro Eles são expostos ao ar em sua casa por um período de tempo especificado (geralmente de 2 a 7 dias), selados e depois enviados para um laboratório para análise.
Detectores eletrônicos – São aparelhos portáteis que você pode até conectar com o seu celular para obter uma acompanhamento permanente. Eu optei por este aqui para a minha casa.
👉🏻 Confira a lista com alguns detectores de Radon gas disponíveis para venda – clicando aqui.
É importante saber que:
- Os níveis deste gás podem variar significativamente ao longo do tempo, use um período de medição prolongado, de preferência um ano.
- Faça a medição na área mais baixa da sua casa – basement/porão) de preferência.
- Evite fazer medições na cozinha e nos banheiros.
- Coloque o detector onde ele não será perturbado durante o período de medição, mas evite pequenas áreas fechadas, como armários ou armários.
- Não coloque o detector perto de uma parede externa ou perto de um poço ou dreno de piso.
- Evite localizar o detector em correntes de ar a partir de aberturas de aquecimento ou de ar condicionado, janelas ou portas próximas ou fontes de calor, como fogões, lareiras ou luz solar intensa.
Como resolver o problema – caso ele exista ?
Se o resultado do seu teste estiver acima da norma canadense de 200 Bq / m3, a melhor solução é contratar um profissional certificado em Radon gas para determinar a
melhor e mais econômica maneira de reduzir o nível deste gás na sua casa. O sistema geralmente pode ser instalado em um dia e, na maioria das residências, reduzirá o nível em mais de 80%, pelo mesmo custo que outros reparos domésticos comuns.
A Health Canada recomenda que o contratado seja certificado como profissional de mitigação de radônio pelo Programa Nacional de Proficiência em Radônio do Canadá (C-NRPP). Hire a radon mitigation professional – Confira aqui os profissionais na sua região.
O método mais comum de redução de Radon gas é chamado de despressurização da sub-laje. É feita a instalação de um tubo através do sub-piso do porão (basement) para uma parede externa ou até a linha do telhado. Um pequeno ventilador é conectado e este puxa o gas de baixo da casa para o exterior antes que ele possa entrar nas residência. O aumento da ventilação e a vedação das principais vias de entrada também podem ajudar, mas tudo depende de quão alto é o nível existente de gás e das particularidades do ambiente. Você pode obter mais dados nos vídeos abaixo (em inglês).
Fontes:
Governo do Canada
Carex Canada
Radontech
Parabéns! Ótimo matéria !
Obrigada !