Projeto Mães no Canadá: Como curtir o verão com os pequenos na região costeira de New Brunswick



Se você pensa que no verão canadense não faz calor, vai se surpreender. Embora seja mais curto, temos temperaturas relativamente altas por dois, três ou até quatro meses (dependendo da província). 

Na costa leste canadense existem inúmeras opções para curtir a estação, sendo que a mais popular são as praias que se estendem por toda a província.  Seja de água salgada ou doce, vale tudo para ser feliz nessa terra distante.

Na região onde moro, a costa acadiana, está localizada a baía de Chaleur (considerada entre as 10 baías mais lindas do mundo) e onde – reza a lenda – se encontram as águas mais quentes do país.

Aqui também temos inúmeros rios que desaguam no oceano e formam pequenas praias de água doce, sempre
disputadíssimas nesses meses de sol a pino. Com tantas possibilidades, escolhi quatro
 atrações específicas da região onde moro, nos arredores de Bathurst, para mostrar como nos divertimos nesta época tão esperada do ano, confira:

🔸 Visita ao “Village Historique Acadian” 

Os chamados “acadianos” foram os primeiros franceses a se instalarem nesta região, por volta de 1604. O “Village Acadian” é a reprodução de uma cidade da época e muitas casas que lá estão são moradias preservadas das primeiras famílias de imigrantes que viveram por aqui, de 1770 a 1949. 

As crianças fazem uma verdadeira viagem no tempo e podem conhecer os detalhes do cotidiano, além de provar os pratos e guloseimas que adoçavam a vida há alguns séculos.

No local também há um hotel para quem deseja pernoitar no local. Tudo está devidamente ambientado ao estilo “acadiano” de muitos anos atrás.

A vila está situada entre as cidades de Bathurst e Caraquet. É muito fácil de encontrar. Veja mais…

🔸 New Brunswick Aquarium and Marine Centre

O Aquário de NB está localizado na pequena cidade de Shippagan, nas margens do Atlântico. O local não é grande, mas  as crianças terão diversão garantida. Entre os vários tanques, é possível ver as raras lagostas azuis de todos os tamanhos possíveis. Também há um local supervisionado onde é permitido tocar os crustáceos, pepinos-do-mar e diversos moluscos. 

Mas a grande atração da casa são as focas: todos os dias das 11h às 16h é possível acompanhar os treinadores nos horários sequenciais de alimentação dos bichanos com quilos e quilos de peixe. Dica: Evite assistir muito próximo ou você sairá de lá com cheirinho de pescado ! Veja mais…

🔸Passeio na reserva natural “Daily Point”

O parque, situado na região sul de Bathurst, é uma preciosidade da região. Nas quatro estações oferece ótimas atividades para crianças. Mas é no verão que a reserva tem a maior visitação e disponibiliza os acampamentos e visitas guiadas nos 7,5 Km de trilhas espalhados pelos 40 hectares.

Os pequenos aprendem sobre as plantas, animais que habitam o parque e podem até alimentar os pássaros. Na entrada existe uma central de informações com folders e orientações sobre as melhores trilhas para quem vai desbravar a área em família. Veja mais…

🔸 Banho de Rio no parque do Velho Moinho:

 Essa é a minha atração preferida. O rio Nigadoo atravessa o parque do Velho Moinho, na pequena vila chamada pelo mesmo nome. É um local grande influência francesa e pouco menos de mil habitantes.  

É como se fosse um “mini” vale, com muito verde e águas cristalinas e com um leve tom esverdeado. Um lugar perfeito para as crianças se refrescarem com segurança.

No parque do Velho Moinho ou “Parc du Vieux Moulin” existem resquícios de um antigo moinho do século XIX.  Essa área foi habitada, muito antes da chegada dos Acadianos, pelos índios da tribo Mi’kmaq. Os mesmos chamavam a região de  “Nigadoo”, o que significa refúgio ou local fácil de se esconder.

 

E como o mar é a principal pedida, algumas sugestões de praias nas principais cidades da província:

Bathurst

⭐ Youghall Beach: A principal praia da cidade de Bathurst. No local existem várias quadras de vôlei de praia, vestiário com banheiro e até um pequeno calçadão. No lado oposto está a Marina de Bathurst, onde há um restaurante com cardápio de frutos do mar. Um passeio que vale para o fim de semana. Veja mais…

Fredericton

⭐ Killarney Lake Park: Uma praia de lago ótima para passar o dia com a família. São 20km de trilhas espalhadas pelo parque. Confira aqui. 

Youghall Beach – arquivo pessoal

Moncton 

🔸 Parlee Beach: Essa sim é conhecida como a praia das águas mais “calientes” da terra do maple syrup. E além do mar, você tem também diversas opções de atividades esportivas. O espaço à beira-mar do parque possui mais de 190 lotes para acampar (seja com trailer ou barraca) em uma propriedade muito bem estruturada e segura.  Veja mais..

Saint John

🔸Dominion Park Beach: Embora Saint John tenha diversos balneários de água salgada, a Dominion Park Beach é uma praia de lago excelente para as crianças. Tem área de playground, vestiário, quadras de vôlei de praia, churrasqueira e espaço para piquenique, entre outros. 

PS – Clique aqui para conferir os avisos de monitoramento da qualidade da água das praias de New Brunswick  🍁

 

Confira também os textos das outras participantes do projeto:

Gaby (Toronto, ON) | Gaby no Canadá 
Adriane (Ottawa, ON) | Like a New Home
Carol (Vancouver, BC) | Fala Maluca
Carol (Mississauga, ON) | Minha Neve e Cia
Livi (Toronto, ON) | Baianos no Pólo Norte
Mari (Calgary, AB) | De Bem Com a Vida
Vanessa (Calgary, AB) | Partiu Canada BR
Beatriz (Vancouver, BC) | Biba Cria
Alessandra Cayley (Toronto, ON) | Alicia e Outros Papos
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) | Canadiando
Renata (Burnaby, BC) | Mala Inquieta
Amanda (Winnipeg, MB) | Viva Manitoba
Dani (Toronto, ON) VidalNorte

4 thoughts on “Projeto Mães no Canadá: Como curtir o verão com os pequenos na região costeira de New Brunswick

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »