Carbon Tax – É importante refletir sobre os temas que envolvem a política e o posicionamento do Canadá em relação aos problemas que assolam o mundo, como por exemplo, o aquecimento global.
Se você mora nas províncias de Ontario, Manitoba, Saskatchewan and New Brunswick certamente recebeu pelo correio um folder avisando sobre a “Carbon Tax” que entrou em vigor a partir de hoje.
Imagino que essa notícia já tenha respingado em algum veículo brasileiro. Mas não custa nada tentar explicar o assunto para leigos. Não sou expert mas corri atrás para entender como essa nova taxação afetará a vida e o bolso de quem mora no Canadá.
O que é a Carbon Tax?
É o imposto sobre as emissões de carbono. É uma taxa que entra em vigor a partir de hoje – 1 de abril de 2019 – e será cobrada sobre cada tonelada de emissão de dióxido de carbono emitida pela queima de combustíveis fósseis.
A meta é simples: ajudar a reduzir a quantidade de emissões de gases de efeito estufa.
Desta forma, petrolíferos como gasolina e diesel, gás natural e eletricidade a carvão serão diretamente afetados.
Porque o Canadá está adotando essa taxa?
Para cumprir com as metas do “Acordo de Paris” (que o Canadá faz parte) e no qual os países concordaram em limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius evitando a emissão de carbono.
Onde será investido esse dinheiro?
O que o governo diz é que existem várias formas de aplicar este dinheiro, como oferecer descontos a clientes, investir em medidas de redução de emissões, baixar outros impostos, entre outros.
Todas as províncias serão afetadas?
Somente Ontário, Manitoba, Saskatchewan e New Brunswick, que são as províncias que não adotaram seus próprios impostos de carbono, sistemas de limite e comércio ou outros planos para precificação de carbono.
Os outros lugares serão cobertos por planos provinciais, seja um imposto direto outro sistema, e cada província irá investir a receita como quiser.
Como isso irá refletir no bolso do consumidor?
De fato, os consumidores canadenses não pagarão um imposto diretamente, mas enfrentarão preços mais altos de bens e serviços de indústrias que emitem gases de efeito estufa.
Por exemplo, a gasolina, que terá um aumento de preço de 4,4 centavos de dólar por litro a partir de hoje, irá subir até o limite de 11 centavos por litro até abril de 2022, de acordo com a medida que o imposto sobre carbono aumentar.
Este custo será contrabalançado com um desconto anual por família chamado de “Incentivo a ação climática”, baseado principalmente nas despesas média de gastos de cada província.
Gastos
Uma família que mora em Saskatchewan, por exemplo, onde o deslocamento de carro é teoricamente maior, terá também um desconto mais alto independente do valor gasto ou emitido.
Caso você esteja nas províncias de Ontário, Manitoba, Saskatchewan e New Brunswick, poderá solicitar o seu “Incentivo a ação climática” (Climate action incentive) quando fizer a sua declaração de imposto de renda.
Segundo informações do site do Governo Canadense, uma família de quatro pessoas pode receber a média de:
Saskatchewan $609
Manitoba $339
Ontário $307
New Brunswick $256
Como você pode ajudar com a redução de emissão de carbono?
O aquecimento global é uma preocupação urgente. Pequenas atitudes podem trazer grandes mudanças.
Prefira caminhar ou usar a sua bicicleta para percorrer pequenas distâncias.
Pense na sustentabilidade quando realizar alguma obra no seu imóvel: plantas que ajudam a reduzir o calor no verão, reaproveitamento da água da chuva e até placas de energia solar.
Reduza o seu consumo geral de produtos, recicle e reutilize o que for possível.
Sempre que possível, substitua as lâmpadas normais por lâmpadas fluorescentes compactas.
Prefira comprar os eletrodomésticos que economizam energia
Use menos água quente
Plante uma árvore
Clique aqui para ler uma análise detalhada (somente em inglês)
Confira as informações completas no site do Governo Canadense
Clique aqui e converse com o Charlie (CRA’s chatbot) e saiba qual será o seu incentivo : )