Como manter nossos filhos ativos durante o inverno

Neve, isolamento e chocolate quente

Essa é a época em que a rotina é quebrada com mais facilidade. Vou falar um pouco da minha experiência numa cidade pequena sem grandes atrativos. É pura criatividade e imaginação. 

Já vamos para o terceiro inverno em New Brunswick e o sexto em terras canadenses. Tenho na bagagem algumas histórias interessantes para compartilhar.  É obvio que mesmo com todo planejamento, existem semanas insuportáveis. Aqueles momentos tipo “um dia de fúria” que você pensa na possibilidade de abrir a porta e sair caminhando sem rumo.

O desespero maior de toda a mãe é ver aquela sala bagunçada que você não sabe nem por onde começar. É pisar em carrinhos no banheiro e encontrar brinquedos até dentro do forno, como eu, que torrei a cabeça de uma Barbie ruiva no último verão.

Mas vamos ao que interessa. Separei algumas atividades para manter os pequenos ativos e ocupados. Sim, porque nem todo dia você irá a praia no verão, imagine no inverno. 

Outdoor

Sliding: Quando não está frio demais eu empacoto meus filhotes com todas as roupas térmicas possíveis: calça, casaco, meias, botas, balaclava, luvas e óculos de sol. De 30 a 40  minutos lá fora é o suficiente para não virarem picolé e gastarem um pouco de energia.

Mas isso só nos dias em que a temperatura não está na casa dos -20. Quando isso acontece eu deixo eles saírem por no máximo uns 10 minutos e olha lá. Só pra se darem conta que está frio mesmo.

Todos os anos se forma um pequeno monte na frente da minha casa que é a diversão da rua. É ali que eles descem de prancha e fazem o famoso “sliding”.

Quando estamos em busca de mais emoção vamos para o quintal traseiro onde a distância percorrida é maior . 

Arquivo pessoal

Boneco de neve: Atenção: essa atividade exige  luvas térmicas impermeáveis, caso contrário os dedos congelam mesmo. Na Dollarama você encontra pás de neve infantis que vão ajudar no serviço. É uma das brincadeiras tradicionais que as crianças mais gostam.

Pintar a neve: Mais uma coisa que você encontra na “Santa Dollarama”. Comprei no ano passado uma tinta para neve que fez muito sucesso. Fizeram até florzinhas na frente de casa. É biodegradável e fácil de lavar as luvas e tal.

Snowshoeing: Essa “brincadeira” de nome estranho é uma
delícia. É assim que se caminha pela neve. Você encaixa na bota uma espécie de pá, como se fosse uma raquete. É algo fácil de encontrar nas lojas de departamentos canadenses.

 Cross County Ski: É um esporte interessante para as crianças maiores. Meu filho de sete anos começou este ano. É excelente parar percorrer grandes distâncias como se estivesse esquiando, com  pequenas ondulações, nada de descidas radicais. Tenho a sorte de ter uma pista de cross county pertinho de casa. É lá que nos divertimos e gastamos calorias nos dias mais frios.

Skating / patinação: Boa parte das cidades disponibilizam ringues abertos para patinação no gelo. Use e abuse deles. Se seu filho não souber patinar, mais um motivo para você pensar talvez num curso de patinação, que tal ? Ou quem sabe hóquei ? Os esportes no gelo para os canadenses são como o  como futebol é para nós. Meu filho fez hóquei por dois anos e adorou.

Indoor

Carnaval de inverno: É uma mini festa garantida com fantasia e tudo. Comprei no Amazon uma luz estreboscópica baratinha que foi um achado. É um pequeno globo que fica girando com todas as cores. Escureço o quarto, coloco a luz e capricho no som. Meus filhos piram. Poucos amigos também são bem vindos para curtir a festa. E rola até uma pipoca.

Super Bouncy castle ou trampolim:  Já falei sobre isso no outro post com as atividades de verão. Se você puder investir,
compre sem exitar. Eu instalo ele no basement (porão) da minha casa e eles pulam até cansar. Vale cada centavo, você não vai se arrepender. Tem no Walmart e você também pode comprar pelo Amazon. 

Ipad/tablet

Deixar as crianças no sofá curtindo a televisão é uma solução temporária. E os videogames da vida ? Aqui proibimos a entrada.

E o Ipad ? Pode ser utilizado, mas sem com supervisão.  A Internet é um buraco sem fundo, assim, é importante estabelecer certos limites. O melhor é tirar proveito do lado bom de tudo isso:  instalar os aplicativos com jogos educativos, youtube kids etc. 

Hora do desenho: Isso me proporciona boas  horas de calmaria. Compro folhas enormes de cartolina, lápis laváveis da crayola e deixo eles desenhando em cima da mesa. Sempre coloco um desafio ou deixo uma foto ao lado. Quem desenhar melhor ganha um prêmio.

Geralmente é um chocolatinho que sobrou do halloween. 

Esportes Indoor

Natação: Meus filhos fazem natação desde que se entendem por gente. Inclusive no inverno, na piscina térmica, é claro. 

Esgrima: Uma prática maravilhosa para crianças. Eu, inclusive, faço parte da administração do Clube de esgrima da região de Chaleur. Este esporte auxilia na coordenação motora, concentração e autoconfiança. Diferente do que muita gente pensa, a esgrima é super segura e ajuda a gastar muitas calorias.

P.S – Claro que você pode escolher outros esportes como futebol de salão, karatê, hip-hop, ballet clássico etc. Mas essas são as opções que escolhemos e se adaptaram melhor a nossa rotina e horários.

2 thoughts on “Como manter nossos filhos ativos durante o inverno

  1. Hahaha não sou a única que coloca bounce castle no basement então! Fazia isso quando minhas filhas eram pequenas, agora já não dá mais senão elas batem a cabeça no teto. Gostei da ideia de pintar neve, vou testar! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *