Canadá com emoção: “Bomb Cyclone”na Costa Leste
Nestes quatro anos de Canadá já passei por inúmeras nevascas pesadas, especialmente no primeiro ano em Kingston (ON). Mas nada superou o “snowstorm” que presenciei na última semana e assolou boa parte da Costa Leste do país.
O fenômeno “Bomb Cyclone” ou “Bombogenesis” nada mais é que uma tempestade causada quando a pressão atmosférica baixa rapidamente. Com isso o ar começa a se deslocar no movimento de rotação da terra criando um efeito “ciclônico.
Minha casa estalava inteira a cada rajada de vento. Como a estrutura das construções aqui é toda feita em madeira, você acaba sentindo com mais intensidade esse tipo de evento.
Para ter uma idéia, os termômetros passaram dos – 15 para os -2 graus centígrados em menos de 24 horas. Após o temporal a temperatura já baixou drasticamente para os -18 (com sensação térmica de -33) graças a uma massa polar que se deslocou pra cá .
No meio deste contexto, peguei a câmera e fui matar a curiosidade que me matava. Foram quinze minutos intensos. Consegui caminhar até o final da minha rua levada pelas rajadas de vento que eram a meu favor. O retorno que foi mais difícil: junto com o vento vinha uma mistura de água, flocos gigantes de neve e até uns pedacinhos de gelo como se fosse granizo.
As emissoras locais mencionaram ventos até 90 Km/h e a cidade onde moro, Bathurst, registrou 45 cm de neve, aproximadamente. Para contextualizar melhor, a costa Acadiana, região que habito, tem cerca de 750 km de extensão e engloba inúmeras pequenas cidades, vilarejos e até algumas ilhas.
A província de Nova Scotia foi a mais afetada e por lá muitas cidades ficaram sem energia elétrica e sofreram com alagamentos. Aqui o volume de neve triplicou prejudicando o tráfego pelas principais estradas. Os bairros mais próximos da região de floresta fechada também ficaram sem energia.
As duas pontes que atravessam as águas do Atlântico e levam até a nossa “downtown”, a parte mais urbanizada da cidade, foram bloqueadas. Boa parte dos estabelecimentos comerciais não funcionaram desde quinta-feira ao meio dia e nem reabriram na sexta.
E como se comporta o país com esses eventos meteorológicos ? Well, posso dizer que os canadenses tiram de letra essas tempestades. Eles já aprenderam com o passado e estão sempre preparados para o pior. Conversei com moradores antigos e todos disseram que o “storm” foi duro, mas nada supera a tempestade que ocorreu há exatos vinte anos, quando a cidade ficou vários dias sem luz e isolada.
É o Canadá com um pouco de emoção para quem vem de um país tropical e adora escutar o canto do vento Nordestão (só os gaúchos me entendem). De fato, a vida nas províncias marítimas tem seu valor. Mas se você é uma pessoa que se incomoda com muita neve, reflita melhor ao imigrar para cá.
Como aqui as temperaturas são mais amenas que em outras partes do país, o acúmulo de neve é maior. Isso ocorre por que só neva quando a temperatura sobe. Quanto mais lindo estiver o dia, mais gelado está o ar. Não se engane com o céu azul. É exatamente o contrário do que todo mundo pensa. Só fui aprender vivendo aqui.
Não tenho mais interesse nessa”bombogenesis”. Curiosidade encerrada.
Confira meu passeio abaixo:
article writers wanted
http://writemyessayassist.com – write my paper
thesis in writing
write my paper
– best essay writing service uk
best college admission essay