Remédios no Canadá: O que posso levar e comprar

Remédios no Canadá – Se você está se preparando para mudar para o Canadá, certamente já se questionou sobre quais  medicamentos que existem no país. Você pode trazer remédios para o Canadá, mas não exagere na dose e tenha, sobretudo, a receita médica.

Cuidado com fitoterápicos e chás: saiba se o produto é legal e comercializado aqui.

Viagem

O governo orienta que todos os remédios estejam em sua bagagem de mão, portanto, o seu limite de duas malas não se aplica a equipamentos de saúde e remédios. Seja ponderado.

Não retire os remédios das caixas, isso facilitará na inspeção alfandegária. Não junte vários medicamentos em uma embalagem para economizar espaço.

É preciso, acima de tudo, que as embalagens estejam com o rótulo original e de fácil identificação, inclusive das substâncias que compõem o produto. 

Medicamentos de uso controlado (com receita)

Se você precisar de remédios no Canadá de uso controlado, o governo permite que você entre no país com suprimento para 90 dias de tratamento.

Ele deve ser para você ou alguém que esteja lhe acompanhando. Traga a receita do remédio (em inglês ou francês) e também peça para seu médico um detalhamento por escrito.

Confirme com o seu médico se existe um genérico no Canadá. Caso o seu medicamento exija o uso de seringas ou agulhas, também traga uma prescrição médica (em inglês ou francês) que detalhe isso.

Você pode entrar no país com Cannabis (maconha)?

Jamais, nem pense em fazer isso.
É ilegal trazer “cannabis” para o Canadá, seja para uso recreativo ou por indicação médica, mesmo com o consumo sendo – de fato – liberado

Marcapasso ou qualquer outro dispositivo médico

Se você usa  marca-passo, bomba de insulina ou outro dispositivo médico, é  importante avisar o oficial do aeroporto quando entrar na área de triagem (momento que você irá passar a sua mala de mão pelo Raio X).

Além disso, tenha sempre uma prescrição (em inglês ou francês) do seu médico com todas as informações sobre a sua condição. Se houver necessidade de uma verificação extra você pode solicitar ao agente que esta seja feita numa sala privada. 

Receitas

Qualquer receita ou prescrição médica deve ser em inglês ou francês para sua segurança. Mas caso só tenha em português, faça a tradução, obviamente.

Na receita deve constar: nome do paciente, nome do medicamento, instrução de uso, nome e contato do médico e assinatura com data. 

Medicamentos

O controle do país no uso de medicamentos é bem restrito. Além disso, você precisa consultar com um médico para comprar certos remédios.

O atendimento pode ser feito por um médico de família ou direto nas clínicas particulares conhecidas como walk-in-clinic. Elas são privadas e atendem a população em geral, inclusive fora do horário comercial.

Aqui você não consegue comprar sem receita:

Alguns diabetogênicos
Corticóides orais
Antibióticos
Anticoncepcionais
Hormônios tireoidianos
Alguns anti-hipertensivos  

Na Farmácia

Alguns médicos enviam a receita direto para a farmácia de sua escolha e você só precisa ir lá buscar o medicamento.

Contudo, quando o uso é crônico, na receita vem descrita a necessidade de refil no período solicitado pelo médico. Desta forma, você não precisa periodicamente consultar para obter uma nova. 

O remédio vem lacrado e etiquetado com seu nome, data, validade, nome do médico que receitou e a explicação de como utilizar (ou aplicar). Além disso, o farmacêutico sempre orienta como o medicamento funciona e possíveis efeitos colaterais.  

Over the counter

Já entre os remédios que não exigem apresentação de receita médica, chamados de “over the counter”, você encontrará facilmente:

Analgésicos leves (Tylenol)
Antiinflamatórios ( Advil, Naproxen e Diclofenaco, entre outros)
Ranitidina, Omeprazol
Antiácidos em geral
Alguns antiheméticos (gravol)
Inúmeros antialérgicos

Também é permitido comprar vitaminas sem problemas. Já os produtos baseados em Dipirona Sódica (Novalgina) são proibidos e estão banidos do Canadá.

Clique aqui para acessar a base de dados com todas as drogas autorizadas e comercializadas no país. 

Jamais fique sem convênio de saúde no Canadá.

Se você não for elegível ao sistema público de saúde, faça um seguro privado. Qualquer exame ou tratamento particular é caro.
Existe uma grande preocupação sobre o uso sem controle de antibióticos e opióides. Sobretudo porque a questão da dependência e o comércio clandestino de drogas.

Quer trazer alguma coisa do Brasil? 
Converse com seu médico e tenha a receita do que pretende trazer.

Fonte: Canada.ca

1 thought on “Remédios no Canadá: O que posso levar e comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *