Maconha no Canadá: tudo que você precisa (ou gostaria de saber)

A maconha está liberada a partir de hoje para usos recreativos em todo o Canadá.  Liberada com restrições, é claro.  Lei Federal Cannabis Act, Bill C-45 

A erva  já é amplamente utilizada no país por médicos para o tratamento de inúmeras doenças. E a legalização não afeta como os pacientes de uso controlado terão acesso ao produto.

Eles continuarão dependendo da prescrição médica para adquirir o produto, nas proporções específicas para cada caso. 

Regras

Cada província terá suas regras de utilização. Em alguns lugares a maconha só pode ser consumida a partir dos 18 anos, outros só aos 19. Nem todas as lojas serão controladas pelo governo, como acontecerá aqui nas províncias do Atlântico.

Em Ontário, por exemplo, aos estabelecimentos só abrirão a partir de abril de 2019. Até lá os consumidores poderão fazer os pedidos somente online.

Uso da Maconha em New Brunswick

Comercialização

Em New Brunswick será possível comprar ervas, sementes, óleo de cannabis e plantas frescas. A Cannabis NB será a única loja com permissão para comercialização.

Cannabis NB

A empresa é uma subsidiária da New Brunswick Liquor Corporation, atual responsável pela venda de bebidas alcoolicas na província.  

Cerca de 250 produtos diferentes estarão disponíveis nas lojas e através do site. O preço pode variar entre $8,50 a $15,50 por grama, $28,99 por sprays orais e $44,99 pelo óleo de sativa, aproximadamente. Também serão vendidos acessórios como vaporizadores e trituradores.

O “cardápio” das lojas será dividido em três categorias: 

  • Descubra: Promete efeitos cerebrais revigorantes, para estudo por exemplo.
  • Conecte-se: Ervas ou “strains” indicados para diversão.
  • Refresque: Ervas relaxantes e de efeito sedativo. 

Não serão permitidas fotos dentro dos estabelecimentos e os consumidores poderão pesquisar sobre os produtos nos diversos tablets que estarão espalhados no local.  

Consumo: onde será permitido ?

Maria Jose Burgos – CBC

É proibido o consumo em ambientes públicos e em veículos. O usuário só pode utilizar a droga em sua  residência (o que inclui toda a propriedade) ou na casa de outra pessoa  –  desde com a autorização da mesma. 

Idade permitida em New Brunswick

A maconha só poderá ser comprada e consumida a partir dos 19 anos. Os adultos poderão ter até 30 gramas da erva ou o equivalente em sua posse fora de casa.

Cultivo

Será permitido cultivar até quatro plantas por casa para uso pessoal.  As plantas devem estar em espaços fechados, tanto em áreas internas quanto externas e as mudas devem ser compradas somente nas lojas da província. Além disso, é importante que estejam protegidas e inacessível a menores.

Não há restrição a respeito da quantidade de maconha que é permitido armazenar dentro de cada residência. 

Viagens 

É proibido em atravessar as fronteiras do Canadá portando maconha. A erva está legalizada somente em território canadense. Ao viajar dentro do país é importante respeitar as políticas nessas jurisdições, incluindo a idade mínima. Clique aqui para saber mais. 

Riscos

O mesmo acontece com o consumo do álcool e do cigarro, o governo sinaliza para os riscos potenciais da utilização da erva. Com atenção especial para os jovens com idade inferior a 25 anos, pessoas com  histórico familiar de doença mental,  gestante e mulheres que amamentam.

No website das lojas da Cannabis NB estão disponíveis informações gerais sobre consumo e até os principais passos de como utilizar o produto adequadamente. 

E como conversar com crianças e jovens sobre o tema?

O Governo Federal preparou um material bem completo sobre o assunto que pode ser acessado aqui. (somente em inglês).

O que acontecerá com quem não respeitar as regras?

O governo prevê medidas severas (tolerância zero), principalmente para quem for pego dirigindo sob o efeito da droga. Os motoristas serão submetidos a um teste e, caso positivo, as penalidades vão de multas pesadas até a perda da licença. 

A Cannabis

Cannabis NB

Resumidamente, a Cannabis  é composta por vários Canabinóides  com destaque para o THC (que é o composto psicoativo encontrado na planta mais frequentemente associado a sensação de euforia e alegria) e o CBD  (associado aos estados de relaxamento generalizado, entre outros).
A ervas  possuem uma quantidade maior de um ou de outro, e é esta dosagem (ou combinação) que resulta no efeito desejado do produto.  

Cannabis NB

Confira a reportagem abaixo da CBC New Brunswick e veja como serão as lojas. (Abra a janela para visualizar melhor) 

Fontes: Government of Canada, Canada Press, CBC

Para obter mais informações acesse: canada.ca/cannabis

3 thoughts on “Maconha no Canadá: tudo que você precisa (ou gostaria de saber)

  1. Ótimo texto, Alê. Obrigado por ter compartilhado. Não sei se mudou muita coisa entre 2018 e hoje, mas achei interessante a diferença entre ON e NB no que diz respeito ao consumo em lugares públicos. Aqui tem várias restrições com escolas e hospitais, mas em geral, pode ser utilizado na maiorias dos lugares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *