Ligia Carvalho e seu “Max loves Cupcakes”: Um livro para divertir e ensinar os pequenos
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Para quem acompanha a rotina dessa paulista de 34 anos em terras canadenses, não acredita que ela ainda arranja tempo para fazer o que mais gosta, no caso, escrever livros infantis. Haja sol ou neve, com ou sem o marido, lá está ela com seus mil projetos e ao mesmo tempo coordenando a pequena tropa. São três meninos: um de dezenove meses e outros dois, com quatro e seis anos.

Além da família, tem a casa, o cachorro, as iniciativas locais que atua como voluntária etc. Conheci a Ligia através de uma amiga e sempre deixei claro a minha admiração por ela. Sabe gente do bem ? Pois é, a Ligia é assim. Sempre de bom humor, tranquila e com uma paciência de “Jó”.

Ela lançou na metade de 2017 sua primeira obra – Max Loves Cupcakes. E desde então muitas oportunidades começaram a surgir. Em março participará da Book Expo América, em Nova York, e o seu livro segue a venda no site da Amazon – veja aqui. 

O fato de morar na pequena cidade de Woodstock, em New Brunswick, é também, segundo ela, um “algo mais” para aguçar a criatividade: “A idéia de escrever para crianças é antiga. Mas são nos piores dias, de muita neve e frio, que surgem as melhores histórias. Somos obrigadas a ser criativas para mantê-los ocupados “.

Nosso último encontro de troca de figurinhas rendeu o bate papo abaixo. Confira :

Há quantos anos você mora no Canadá ? Sempre morou em New Brunswick ? 
Moro no Canada a quase 9 anos. Morei por 7 anos em Ontario antes de me mudar para cá. 

O que você fazia no Brasil ?
Sou formada em Comunicação Social (Unimep – Piracicaba) e trabalhava no banco Itaú. 

E os livros ? Você começou a escrever só aqui ou já faz tempo?
Sim, escrevo desde muito nova mas nunca tive coragem de publicar. Mas sempre guardei tudo. Sonho em escrever e publicar livros infantis desde os 12 anos. Depois que tive meus filhos isso ficou ainda mais aflorado uma vez que tenho as minhas grandes inspirações dentro de casa. 

Me conta um pouco mais sobre “Max loves cupcakes” ?

A história do livro se passa principalmente na peça mais gostosa da casa: a cozinha.  Tentei trazer um pouco do
meu dia a dia com meus filhos. Estamos sempre nos divertindo na cozinha e sei que é um excelente ambiente para que as crianças aprendam e se divirtam com responsabilidade. 

O livro tem uma didática “montessoriana”, ou seja, mão na massa. As crianças podem ler e fazer os cupcakes ao mesmo tempo. Além de descobrir novos ingredientes, regras de segurança na cozinha e paciência também estão presentes. 

Mais livros para o futuro ?
Pretendo lançar o próximo livro infantil ainda este ano, mas não tenho a data prevista. Tudo depende da editora.

Qual o conselho que você daria para as mães que pensam em imigrar para o canadá com filhos pequenos ?
Venham, não tenham medo. Crianças se adaptam muito rápido a nova língua e ao novo ambiente. Ouçam sempre seu coração e acreditem no seu sexto-sentido. Criar filhos sem a ajuda de ninguém é um grande aprendizado.

 Valeu a pena vir para o Canadá ? E o futuro ?
Muito. Apesar de todas as dificuldades iniciais jamais me arrependi. Me imagino no futuro com pelo menos mais um livro publicado,  viajando e explorando ainda mais este país que tanto amo –  junto, é claro, com minha família.

Veja mais sobre a autora:

1 thought on “Ligia Carvalho e seu “Max loves Cupcakes”: Um livro para divertir e ensinar os pequenos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×