O processo de Imigração Canadense

Não sou especialista no assunto e sempre ressalto que todas as informações sobre imigração estão disponíveis no site do governo canadense. Se você tem muitas dúvidas  também pode contratar o serviço de um consultor de imigração, desde que seja um profissional treinado e licenciado pelo ICCRC (Immigration Consultants of Canada Regulatory Council).

Existem diversos blogs divulgando informações erradas sobre as províncias e orientando equivocadamente a respeito do processo de imigração. Tenha cautela. Só confie em profissionais habilitados.

A minha experiência

Como muitos chegam em busca de mais informações, fiz um resumo baseado no processo que participei e está disponível no site do governo.  

Express Entry, que é o sistema de imigração canadense, elabora um ranking dos candidatos em cima na pontuação atingida do maior para o menor. Contudo, esse “ranking” leva em consideração a idade, formação educacional e fluência no idioma, entre outros.  

Através dele você pode iniciar o processo de imigração para o Canadá já como Residente Permanente e obter o seu PR Card (ou Permanent Resident Card).  Teste o seu perfil para entrar no “Express Entry”. O formulário pode ser respondido em inglês ou francês pela internet, clique aqui e faça o teste.

ANTES DE QUALQUER COISA você precisa verificar o seu nível de inglês ou francês através da prova de proficiência ( IELTS ou CELPIP para inglês ou TEF para francês), caso contrário não poderá nem testar online se você é elegível para iniciar o processo.

É necessário criar um perfil no site do governo canadense – veja aqui , pois só assim você poderá entrar no no Express Entry. Somente os aplicantes bem colocados no pool, ou seja, com a maior pontuação, receberão o convite para aplicar para o PR. 

Se você for “elegível” para migrar  já pode fazer seu cadastro. No próprio link do teste você será encaminhado para o Express Entry. Neste banco de dados você fornecerá diversas informações pessoais como, por exemplo, sobre a sua experiência profissional, estudos, família etc. No final você receberá a sua pontuação no ranking.

Com o passar do tempo (conforme for se qualificando) você  pode alterar os dados no seu cadastro e obter mais pontos. Não há garantia que você receberá o convite. Quem tiver maior pontuação sai na frente, é claro. De tempos em tempos ocorrem as chamadas que você pode verificar online aqui.

Sobretudo, não esqueça de fazer também a sua equivalência de diploma ou ECA – “Educational Credencial Assessment” – veja aqui.

Programas Provinciais

Uma outra maneira de agilizar o seu processo é aplicando através das nominações provinciais, o chamado “Provincial Nominee Programs (PNPs)”. Um acordo entre as províncias e territórios possibilita que as mesmas selecionem no pool do Express Entry, aplicantes de específicas áreas de atuação que possam contribuir para o crescimento da região.

Os programas de nominação variam em cada província. Clique aqui  e veja mais informações. 

Veja aqui tudo que você precisa saber sobre a província de New Brunswick 

Dicas Importantes

– TRABALHO: Procure emprego na sua área. Uma oferta de trabalho “job offer também ajuda a subir a sua pontuação significativamente. Visite o banco de empregos canadense clicando aqui

– IDIOMA: Fiz as duas provas e achei a do Celpip mais fácil que o Ielts. No entanto, lembre que essa é a minha opinião.

-A província de Quebec tem um programa bem interessante de imigração para quem fala francês. Confira ! 

-Nem tudo que é bom para todo mundo serve para você. Estudar por aqui não garante a sua permanência no Canadá. O processo é muito mais complexo e envolve diversos outros fatores de avaliação.

Veja abaixo alguns links úteis para você que está pensando em começar o seu projeto Canadá: 

7 thoughts on “IMIGRAÇÃO

  1. Olá Alessandra,

    Tudo bem? Estamos sem as listas anteriores de empresas designadas. Sabe de alguma novidade? Ou teria as listas anteriores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *