Navigate / search

Imigração

Quase que diariamente recebo ligações de amigos perguntando como funciona o processo de imigração canadense.  

Não sou especialista no assunto, mas vou arriscar um resumo fácil e rápido. O programa denominado “Express Entry” é aparentemente menos complexo que o antigo, mas nem tão rápido como dizem por ai.  A seguir um resumo dos principais passos:

ANTES DE TUDO você precisa ter feito a  prova de proficiência de línguas ( IELTS ou CELPIP para inglês ou TEF para francês), caso contrário não poderá nem testar o seu perfil para verificar se é elegível para migrar. Se tiver feita a sua equivalência de diploma, ou “Credencial assessment” melhor ainda. São mais pontos que você acumula. O Express Entry funciona basicamente como ranking.Você fará um teste online e receberá uma pontuação pela sua formação, conhecimento de línguas, idade etc. De tempos em tempos ocorrem as chamadas que você pode verificar online aqui.

  1. Teste o seu perfil para entrar no “Express Entry”. O formulário pode ser respondido em inglês ou francês pela internet, clique aqui e faça o teste.
  2. Se você for “elegível”para migrar  já pode fazer seu cadastro. No próprio link do teste você será encaminhado para o Express Entry. Neste banco de dados você fornecerá diversas informações pessoais como dados sobre a sua experiência profissional, estudos, família etc. No final você receberá a sua pontuação no ranking. Com o decorrer do tempo, conforme for se qualificando, você pode alterar os dados no seu cadastro e obter mais pontos. Não há garantia que você receberá o convite. Quem tiver maior pontuação sai na frente, é claro.

Dicas importantes

  • Não deixe de aplicar para as nominações provinciais neste meio tempo. Você pode ver as províncias que estão precisando de profissionais com o seu perfil e fazer o processo diretamente com elas. A nominação provincial lhe dá 600 pontos o que lhe permite ser chamado rapidamente pelo Express Entry.
  • Procure emprego na sua área. Uma oferta de trabalho “Job offer” também sobe a sua pontuação significativamente. Você pode visitar o banco de empregos clicando aqui.
  • A prova do Celpip é mais fácil e rápida que o Ielts : )
  • Informações completas sobre o processo de residência permanente no Canadá pode ser obtido aqui  ( somente em inglês )
  • A província de Quebec tem um programa bem interessante de imigração para quem fala francês. Confira !