Maconha legalizada no Canadá: tudo que você precisa (ou gostaria de saber)

A partir de hoje, 17 de outubro de 2018, segundo a Lei Federal Cannabis Act, Bill C-45, a maconha está liberada para usos recreativos em todo o Canadá. Liberada, com restrições é claro.  

A Cannabis, mais conhecida já é amplamente utilizada no país por médicos para o tratamento de inúmeras doenças.

E a legalização não afeta como os pacientes de uso controlado terão acesso ao produto. Eles continuarão dependendo da prescrição médica para adquirir a erva com as propriedades medicinais nas proporções específicas para cada caso. 

Cada província terá suas regras de utilização. Em alguns lugares ela poderá ser consumida a partir dos 18, outros só aos 19 anos.  Nem todas as lojas serão controladas pelo governo, como será aqui na costa Leste.

Em Ontário, por exemplo, aos estabelecimentos só estarão abertos a partir de abril de 2019. Até lá os consumidores poderão fazer os pedidos online e receberão o produto pelo correio. 

Enfim, para explicar com mais propriedade, vou detalhar as regras em vigor em New Brunswick a partir de hoje.

Uso da Maconha em New Brunswick 

Como será realizada a comercialização ?

Em New Brunswick será possível comprar ervas, sementes, óleo de cannabis e plantas frescas. A Cannabis NB serão as únicas lojas que poderão comercializar o produto na região.

Cannabis NB

A empresa é uma subsidiária da New Brunswick Liquor Corporation, atual responsável pela venda de bebidas alcoolicas na província.  

Cerca de 250 produtos diferentes estarão disponíveis para venda nas lojas e através do site. Sim, também será possível comprar online. O preço vai variar entre $8,50 a $15,50 por grama, $28,99 por sprays orais e $44,99 pelo óleo de sativa, aproximadamente. Também serão vendidos acessórios como vaporizadores e trituradores.

O “cardápio” das lojas será dividido em três categorias: 

  • Descubra: Promete efeitos cerebrais revigorantes, para estudo por exemplo.
  • Conecte-se: Ervas ou “strains” indicados para diversão.
  • Refresque: Ervas relaxantes e de efeito sedativo. 

Não serão permitidas fotos dentro dos estabelecimentos e os consumidores poderão pesquisar sobre os produtos nos diversos tablets que estarão espalhados no local.  

Consumo: onde será permitido ?

Maria Jose Burgos – CBC

É proibido o consumo em ambientes públicos e em veículos. O usuário só pode utilizar a droga em sua  residência (o que inclui toda a propriedade) ou na casa de outra pessoa  –  desde com a autorização da mesma. 

Idade permitida em New Brunswick

A maconha só poderá ser comprada e consumida a partir dos 19 anos. Os adultos poderão ter até 30 gramas da erva ou o equivalente em sua posse fora de casa.

Cultivo

Será permitido cultivar até quatro plantas por casa para uso pessoal.  As plantas devem estar em espaços fechados, tanto em áreas internas quanto externas e as mudas devem ser compradas somente nas lojas da província. Além disso, é importante que estejam protegidas e inacessível a menores.

Não há restrição a respeito da quantidade de maconha que é permitido armazenar dentro de cada residência. 

Viagens 

É proibido em atravessar as fronteiras do Canadá portando maconha. A erva está legalizada somente em território canadense. Ao viajar dentro do país é importante respeitar as políticas nessas jurisdições, incluindo a idade mínima. Clique aqui para saber mais. 


 

Riscos

Assim como ocorre com o consumo do álcool e do cigarro, o governo sinaliza para os riscos potenciais da utilização da erva. Com atenção especial para os jovens com idade inferior a 25 anos, pessoas com  histórico familiar de doença mental,  gestante e mulheres que amamentam.

No website das lojas da Cannabis NB estão disponíveis informações gerais sobre consumo e até os principais passos de como utilizar o produto adequadamente. 

E como conversar com crianças e jovens sobre o tema ?

O Governo Federal preparou um material bem completo sobre o assunto que pode ser acessado aqui. (somente em inglês). 

O que acontecerá com quem não respeitar as regras ?

O governo prevê medidas severas (tolerância zero), principalmente para quem for pego dirigindo sob o efeito da droga. Os motoristas serão submetidos a um teste e, caso positivo, as penalidades vão de multas pesadas até a perda da licença. 

A Cannabis

Cannabis NB

Resumidamente, a Cannabis  é composta por vários Canabinóides  – com destaque para o THC (que é o composto psicoativo encontrado na

Cannabis NB

planta mais frequentemente associado a sensação de euforia e alegria) e o CBD  (associado aos estados de relaxamento generalizado, entre outros).
A ervas  possuem uma quantidade maior de um ou de outro, e é esta dosagem (ou combinação) que resulta no efeito desejado do produto.  

Ainda assim ficou curioso ?

Confira a reportagem abaixo da CBC New Brunswick e veja como serão as lojas. (Abra a janela para visualizar melhor) 

Fontes: Government of Canada, Canada Press, CBC

Confira também o que outros blogs estão falando sobre o assunto:

Para obter mais informações acesse: canada.ca/cannabis

2 thoughts on “Maconha legalizada no Canadá: tudo que você precisa (ou gostaria de saber)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »