Vacinação infantil no Canadá: Como funciona e porque é tão importante seguir o cronograma da sua província

E volta e meia esse assunto gera novamente polêmica. Acompanhando as notícias  vejo que essa moda “louca” de fugir da vacinação é um fenômeno mundial.

Uma vez que somos privilegiados de nascer numa época com tantas possibilidades, é difícil acreditar que exista resistência contra os avanços da medicina no campo da saúde pública. 

Uma recente pesquisa encomendada pelo Health Canada, que é o departamento federal responsável por cuidar do bem estar e saúde da população, avaliou  o que pensam e acreditam os pais e mães canadense sobre a vacinação de crianças entre zero e seis anos de idade. No caso, a análise consultou 1.026 pessoas e apontou onde estão situados os públicos mais “hesitantes” ao tema. Alguns dados interessantes me chamaram a atenção:

– Confiança: 92% dos pais da costa leste canadense confiam nas vacinas, seguidos por 89% dos pais da província de Ontário.
– Colúmbia Britânica: 13% dos pais disseram que tinham “baixa confiança” nas vacinações em comparação aos 5% que não confiam nacionalmente.
– Quebec: São os pais mais preocupados com os efeitos colaterais da vacina.
– Resumo da ópera: 48% do total de pais entrevistados estão tranquilos, sem dúvidas ou medos. 
Um em cada três disse que tem pequenas dúvidas, enquanto seis por cento disseram ter muitas dúvidas, mas ainda vacinam seus filhos.

Em vez de comparar com o cronograma de vacinação brasileiro, acho melhor explicar de fato como funciona aqui. No Canadá cada província tem seu próprio calendário de imunização que você pode consultar clicando aqui.

Quais as vacinas são disponíveis  ?

Hoje o Canadá disponibiliza vacinas contra  14 doenças graves. A maior parte delas oferece mais de 90% de proteção contra a doença. 

Difteria
Coqueluche (coqueluche)
Tétano
Poliomielite
Infecções por Haemophilus influenzae tipo b
Caxumba
Rubéola
Varicela (catapora)
Infecção meningocócica
Infecção pneumocócica
Hepatite B
Influenza
Rotavirus
Sarampo

Confira em inglês clicando aqui.

Quando vacinar ?

O cronograma pode mudar entre as províncias, mas as vacinas são aplicadas  –  em média – nas seguintes idades:

Entre o nascimento aos 2 meses
Aos 4 meses

Aos 6 meses
Entre 12 meses e 18 meses
Entre 4 e 6 anos de idade

Simulei um cronograma de vacinação para facilitar para vocês. É só colocar os dados básicos: data de nascimento, a província em que você mora e apertar o botão  “create schedule”:

 Super simples e rápido. Em um segundo você tem o cronograma completo de todas as vacinas necessárias.

Onde tomar as vacinas ?

Direto no seu médico de família. Se você não tiver um, pode também ir direto nas “walk in clinics ” da sua cidade. As vacinas são gratuitas e a maior parte dos locais pede para agendar com antecedência. 
Clique aqui para conferir o cronograma de imunização por província, entre outras informações 🙂

O importante é não deixar de vacinar seu filho. Mesmo que você tenha perdido o prazo, corra no seu médico de família.

Fontes: Canada.ca /Globalnews.ca

2 thoughts on “Vacinação infantil no Canadá: Como funciona e porque é tão importante seguir o cronograma da sua província

  1. Oi Alessandra!
    Mas no caso de imigrarmos com a criança já tendo recebido todas essas vacinas no Brasil: é só traduzir o cartão de vacinação? Ou nem isso precisa? Há alguma especie de cobrança/fiscalização e penalização caso a criança nao esteja vacinada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »