Vacinação no Canadá:  Como funciona e porque é tão importante seguir o cronograma

Vacinação no canadáVacinação – Esse tema sempre gera polêmica. Acompanhando as notícias é fácil perceber que essa tendência de fugir da imunização é um fenômeno mundial.

Uma vez que somos privilegiados de nascer numa época com tantas possibilidades, é difícil acreditar que exista resistência contra os avanços da medicina no campo da saúde pública. No entanto, ela existe. 

Uma recente pesquisa encomendada pelo Health Canada, que é o departamento federal responsável por cuidar do bem estar e saúde da população, avaliou  o que pensam e acreditam os pais e mães canadense sobre a imunização de crianças entre zero e seis anos de idade. Foram a consultadas 1.026 pessoas e disso, retirados os pontos mais “inflamados”sobre o tema:

Confiança

  • 92% dos pais da costa leste canadense confiam nas vacinas, seguidos por 89% dos pais da província de Ontário.
  • Colúmbia Britânica: 13% dos pais disseram que tinham “baixa confiança” em comparação aos 5% que não confiam nacionalmente.

Efeitos colaterais

  • Quebec: São os pais mais preocupados com efeitos colaterais.Resumo da ópera: 48% do total de pais entrevistados estão tranquilos, sem dúvidas ou medos.  Um em cada três disse que tem pequenas dúvidas, enquanto seis por cento disseram ter muitas dúvidas, mas ainda vacinam seus filhos.

Em vez de comparar com o cronograma de vacinação brasileiro, acho melhor explicar de fato como funciona aqui.

No Canadá cada província tem seu próprio calendário de imunização que você pode consultar clicando aqui.

Quais as vacinas são disponíveis?

Hoje o Canadá disponibiliza vacinas contra  14 doenças graves. A maior parte delas oferece mais de 90% de proteção contra a doença. 

Difteria

Coqueluche (coqueluche)
Tétano
Poliomielite
Infecções por Haemophilus influenzae tipo b
Caxumba
Rubéola
Varicela (catapora)
Infecção meningocócica
Infecção pneumocócica
Hepatite B
Influenza
Rotavirus
Sarampo

Confira em inglês clicando aqui.

Quando vacinar?

O cronograma pode mudar entre as províncias, mas as vacinas são aplicadas, em média, nas seguintes idades:

Entre o nascimento aos 2 meses
Aos 4 meses

Aos 6 meses
Entre 12 meses e 18 meses
Entre 4 e 6 anos de idade

Simulei um cronograma de vacinação para facilitar para vocês. É só colocar os dados básicos: data de nascimento, a província em que você mora e apertar o botão  “create schedule”:

Vacinação no Canadá

 Super simples e rápido. Em um segundo você tem o cronograma completo de todas as vacinas necessárias.

Vacinação no Canadá

Onde tomar as vacinas?

No seu médico de família ou nas “walk in clinics  da sua cidade. As vacinas são gratuitas e a maior parte pede para agendar com antecedência.

Clique aqui para conferir o cronograma de imunização por província, entre outras informações. O importante é não deixar de vacinar seu filho. Mesmo que você tenha perdido o prazo, corra no seu médico de família.

Fontes: Canada.ca /Globalnews.ca

5 thoughts on “Vacinação no Canadá: Como funciona e porque é tão importante seguir o cronograma

  1. Estou indo ao canada acompanhando meu marido que ira fazer um college, minhas filhas tem direito à vacinas gratuitamente ou apenas quem tem o OHIP que tem esse direito?

  2. Oi Alessandra!
    Mas no caso de imigrarmos com a criança já tendo recebido todas essas vacinas no Brasil: é só traduzir o cartão de vacinação? Ou nem isso precisa? Há alguma especie de cobrança/fiscalização e penalização caso a criança nao esteja vacinada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *