PROJETO CANADÁ * Especial *Mudança de Província: Conheça a história da família que trocou Ontário por New Brunswick

Muitas vezes traçamos um caminho e somos surpreendidos com algumas mudanças necessárias na rota. E foi assim que aconteceu com a família Vencio.

O #projetocanadá destes paulistas de Campinas, que iniciou em agosto de 2017, em Richmond Hill (região da grande Toronto), mudou radicalmente o rumo para a costa leste há cerca de um mês, quando então chegaram na cidade de Saint John, em New Brunswick.

Por uma feliz coincidência, o Canadiando teve uma participação especial na jornada desta família. Até porque se não for para alimentar sonhos, reunir gente do bem e ajudar a abrir novos caminhos para quem merece, de nada vale explorar tantas histórias incríveis. Confira !

Canadiando: O que despertou  o projeto Canadá na “família Vencio”?
Jucimara: No início o meu marido queria vir e eu não. E com tudo que foi acontecendo, principalmente após as últimas eleições no Brasil, decidimos que realmente não ficaríamos mais lá. Eu tenho muita fé em Deus e pedi – que se fosse realmente esse o nosso caminho – que as portas fossem se abrindo. Comecei lendo e assistindo tudo que se pode imaginar na Internet e aos poucos me apaixonei pelo país.

Canadiando:  Por quanto tempo vocês moraram em Ontário e o que motivou a mudança para New Brunswick ?
Jucimara: Moramos lá por 10 meses. Inclusive consegui nesse período terminar o meu college, tudo certinho. Mas a vida por lá não é um mar de rosas. Pode ser bem dura, até mesmo para quem emigra com uma profissão com grande potencial, como é o caso do meu marido que trabalha com TI.  A vida real naquela região não é nada do que vendem pela Internet. 

Arquivo pessoal

Nós ja sabíamos que seria difícil e viemos preparados para tudo, tudo mesmo. Aquela frase que eu lia nas histórias de imigrantes – “Prepare-se para dar vários passos para trás pra depois dar um grande pulo pra frente” –  se fez muito presente na nossa vida em Ontário.

Então, estávamos bem preparados, até mesmo emocionalmente. Porém, nos últimos tempos começamos a pensar e nos questionamos: já que o Canadá é um país tão grande, será que não existe outro lugar mais fácil para iniciar a vida ? E aí tudo começou.

Já tínhamos ouvido  falar das províncias do Atlântico e então meu marido resolveu aplicar para vagas de trabalho em diversas cidades de New Brunswick. Eu costumo dizer que, então, Saint John foi que nos escolheu. Foi rápido demais. De uma hora para outra ele foi chamado, passou em todas as etapas das entrevistas e quando vi já estava empacotando as coisas. 

Eu preciso dizer que quando iniciei essa busca por emprego em New Brunswick, eu comecei a prestar mais atenção no Instagram do Canadiando , que já seguia a algum tempo. Um dia criei coragem e mandei uma mensagem perguntando como era viver em New Brunswick. Uma pessoa maravilhosa me respondeu e não economizou em nada nos detalhes. Me descreveu muito bem a vida na província e eu também abri meu coração sobre a minha experiência em Ontário. 

Em resumo – trocamos de província por causa de uma oferta de trabalho. Junto com a mudança houve uma melhora gigantesca na nossa qualidade de vida. Isso sem falar na redução de todos os nossos gastos. Alguns cursos do College, por exemplo, são 50% mais baratos em comparação a Toronto.


Canadiando: Você está gostando de Saint John ?
Jucimara: Demais. Aqui não existe trânsito, congestionamento, pessoas apressadas. Eu cruzo a cidade em 20 minutos e todos são amáveis, sorriem e te cumprimentam em qualquer lugar, além de serem prestativos e sempre dispostos a ajudar.  A cidade é pequena, não existe muita opção de lazer, mas você consegue se divertir mesmo assim.  A natureza é exuberante: são diversos parques, lagos e praias. É realmente a pontinha do paraíso.

E a comunidade de brasileiros daqui também é ótima. É diferente de muita coisa que escuto de outros lugares. Aqui somos unidos e realmente nos ajudamos. E vale lembrar que nessa região não tem muito estrangeiro, só canadense mesmo. 

Arquivo pessoal

Canadiando: Qual é planejamento para conseguir a residência permanente?
Jucimara: 
Eu tenho visto de estudo e o meu marido de trabalho. Optamos por estudar para conseguir a residência permanente. Em Ontário terminei o meu primeiro curso do college e voltar pra escola aos 42 anos foi um grande desafio. Agora vamos esperar  o meu marido completar um ano da tão sonhada experiência canadense e só então vamos nos aplicar. O processo é longo, mas está bem traçado. Se voce tem um sonho, planeje e seja fiel ao seu planejamento, custe o que custar.

Canadiando: O que foi mais difícil deixar para trás? No Brasil e em Ontário ?
Jucimara: Em Ontário não foi difícil deixar nada para trás (risos). Sim, lá foram dias bem pesados, mas necessários. Agora no Brasil, o difícil foi deixar a nossa família, os amigos de infância e a minha igreja. Quando você escreve a frase “Família vende tudo” percebe que nada daquilo que esta sendo vendido realmente importa. Viemos para o Canadá com sete malas, mas a nossa essência ficou no Brasil. É dificil demais dar o último abraço, mesmo sabendo que haverá um reecontro em breve.

Canadiando: Pelas suas pesquisas, para qual província você não iria? Qual motivo?
Jucimara: Hoje eu não iria para Ontário por causa da grande concorrência e os valores absurdos do custo de vida. É irreal. E também não iria para os territórios de Nunavut e Yukon por causa da temperatura extremamente baixa.

Canadiando: Qual a sua principal fonte de pesquisa sobre o Canadá?
Jucimara: O site do governo (IRCC). 

Canadiando: Usou o serviço de um consultor, qual?
Jucimara: Sim, uma consultora de Toronto.

Canadiando: Você já tinha vindo para o Canadá antes ?
Jucimara: 
Nunca. Vim a primeira vez já para estudar e morar .

Canadiando: Como você imagina a sua nova vida aqui em NB ?
Jucimara: Posso dizer com toda segurança que já está sendo muito boa. E imagino exatamente isso: qualidade de vida, tranquilidade, segurança, custo de vida baixo e college com preço mais justo. É um sonho sair do trabalho no verão e ir para a praia em 15 minutos,  mesmo que seja apenas ouvir o barulho do mar. 

Canadiando: Valeu a troca ?
Jucimara: Muito. Ás vezes me arrependo de nao ter vindo para direto para cá, mas sei que tudo na nossa vida é por algum aprendizado.

Canadiando: Qual foi o seu maior medo ao sair do Brasil?
Jucimara: 
Deixar meus pais e meus sogros que não são mais novos. Hoje em dia eu apenas peço a Deus que dêem longevidade a eles.

Canadiando: Você também cogitou ir para outros países, quais?
Jucimara: 
Não. Meu marido desde sempre pensou no Canadá e entao seguimos no plano. 

Canadiando:Qual o conselho para quem está começando o seu projeto Canadá ?
Jucimara: Estude muito sobre o país e siga o site do governo Canadense (IRCC). Se decidir por um consultor, como eu fiz, esteja ciente que o plano, o sonho e o dinheiro são seus. Você precisa ter o controle total disso, então, não deixe o seu projeto solto na mão de ninguém. Converse com pessoas que já vivem no Canadá, saiba mais sobre a experiência delas e veja se você se adaptaria a essas condições.

Exercite o desapego. No Canadá tem de tudo, viva o país. Você virá pra cá para ter novas experiências. Não tente trazer o Brasil na mala. O Canadá é lindo, mas diferente.

Lembre-se que aqui é frio sim, mas você se adapta se realmente estiver aberto pra isso. Não há nada que um bom casaco e um par de botas de neve não resolvam.  Além disso, aprenda o que significa de resiliência. Você irá precisar.

PS: Quem quiser acompanhar um pouquinho da vida em Saint John é só seguir a Jucimara através do Instagram.

O Projeto Canadá é uma iniciativa, em parceria com o site RedeCanadá, que conta as histórias dos futuros imigrantes de língua portuguesa que estão planejando o melhor caminho para  recomeçar a vida na América do Norte. A cada semana uma nova matéria será publicada aqui ou no site RedeCanada.                  

Projeto Canadá no RedeCanadá | Juliana W.

🎯 Se você pretende vir para o Canadá, está com tudo planejado e quer dividir a sua história e inspirar muitas pessoas com o seu projeto –  mande uma mensagem pela nossa página do Facebook

Porque a odisséia começa bem antes de pisar em terras canadenses. 🍁

19 thoughts on “PROJETO CANADÁ * Especial *Mudança de Província: Conheça a história da família que trocou Ontário por New Brunswick

  1. Ameiiii a entrevista!!!! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Com certeza você é uma inspiração pra muitos. Sua garra e coragem me fazem continuar e não desistir de sonhos que pareciam muito distantes. Lendo tudo isso chego na conclusão de que, se temos Deus, força e fé, tudo é possível.
    Amo você minha linda! E amo ver você trilhando lindamente o plano que Deus preparou pra você e sua família! Obrigada de verdade por ajudar tanta gente, compartilhando suas experiências.
    Parabéns também ao Canadiando, que sempre tem conteúdos ótimos! Vocês são demais!!!!
    Um abraço grande em todos!

  2. Parabéns à Família Vencio!!!

    Alterar a posição das velas de nossa Nau é preciso, conforme os ventos batem.

    Estamos a caminho de Fredericton – NB, numa viagem exploratória. Desceremos em Toronto, cidade na qual ficamos 40 dias ano passado. Em Fredericton ficaremos uma semana, com a finalidade de conhecer mais a cidade e a província. Depois minha esposa a seguirá no Instagram, a fim de que possamos saber mais detalhes da cidade de Saint John.

    Obrigado…

    Parabéns e felicidades!!!

    Beto

  3. Parabéns Alessandra por esse trabalho lindo, por nos mostrar historias reais e nos inspirar para não desistir do projeto canada!! Muito sucesso a sua família Jucimara, que tudo de certo nessa jornada! Um dia nos reencontraremos la se deus quiser heheheh

  4. Excelente depoimento, Jucimara! NB é um lugar pelo qual me apaixonei através do Canadiando. Adorei conhecer esta visão e diferenças entre a cidade grande e pequena. Muito parecido com o que vivi aqui no Brasil. Saímo de SP capital rumo ao interior de SP, e encontrei Jaguariúna, pertinho de Campinas, onde encontrei outra qualidade de vida! O próximo passo é chegar aí! Estamos no começo, quem sabe NB seja o lugar!
    Parabéns pelo projeto, Ale!
    Beijão

  5. Oi Ale, muito legal o relato. Desejo td de bom pra familia da Jussara na nova província. Gostaria muito de saber porque eles nao gostaram de Ontario. Foi so o custo de vida? As pessoas nao sao legais?

    Beijinhos
    Ana-Vancouver

  6. Linda matéria Parabéns pela entrevista Alessandra ! Ju fico feliz em ver seu crescimento, determinação e garra ! Deus abençoe sua família ricamente dia após dia

  7. Obrigada Ale por me dar a oportunidade de falar um pouco da minha experiência. Que outras pessoas possam ser ajudadas tambem assim como eu fui através do Canadiando.

  8. Bela entrevista, Alessandra. Sucesso pra você e sua família, Jucimara. Depoimento lindo e emocionante. Deus os abençoe e que Saint John e NB lhe tragam tudo de bom. Espero um dia ainda conhecê-las pessoalmente. De uma brasileira que está no caminho de ter mais anos de Canadá do que de Brasil. Um grande abraço pra vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »