New Brunswick: Informações úteis para os recém-chegados na província

Qualquer mudança dá trabalho, custa dinheiro e tempo. Mas a boa notícia é que começar a vida em New Brunswick será mais tranquila do que desconectar o seu telefone celular no Brasil. Digo isso, porque mesmo depois de três anos morando no Canadá, ainda recebia as faturas do meu antigo telefone.

Eu já tinha mais de cinco protocolos de atendimento, inúmeros registros de reclamações e nem Santo Antônio conseguiu fechar encerrar a linha. Fui obrigada a processar a companhia telefônica para só então ser notificada que o meu celular estava –  enfim  – desconectado em “terra brasilis”. 

Dei o exemplo do telefone, mas sei do tormento que é encerrar a conta de luz, água, vender imóvel, se desfazer de carro etc. Enfim, aqui os problemas também existem. Mas acredito que o mais difícil é saber como e por onde começar a organizar a vida. 

Se você está vindo como estudante, trabalhador ou residente permanente, é importante organizar o básico para iniciar a sua vida na costa leste. Para isso, em todas as regiões existem locais que irão auxiliá-lo no processo de adaptação, seja para aprender o idioma ou buscar emprego – entre outras coisas. São as Immigration Settlement Agencies – Clique aqui para a ver a lista de todas instituições por região. 

Para quem quer se envolver em atividades culturais e entrar em contato os brasileiros da região, deve procurar as Associações Multiculturais,  Clique para ver a lista.  Em New Brunswick, temos a Associação de Brasileiros em New Brunswick, entidade que também realiza atividades de integração com os brasileiros que residem na região.

O governo provincial também disponibiliza um manual para os futuros residentes permanentes que você pode acessar aqui. Isso irá o ajudará providenciar os principais documentos e começar a organizar a vida organizadamente.  Fiz um resumo abaixo dos principais pontos,  com  conselhos de quem já passou por isso. Resgatei minha antiga lista de dois anos atrás, espero que seja útil para quem está planejando se mudar pra cá : )

Social Insurance Number (SIN)  

É o seu número de seguridade social. Somente com ele você poderá trabalhar e receber os benefícios governamentais a que tem direito. No site do governo dizem que é um cartão, mas só recebi uma folha com o número. Tenha cuidado para não perdê-lo nem passá-lo para ninguém. É como se fosse um CPF. Se alguma pessoa mal intencionada quiser, pode usar o seu número para abrir conta em banco, fazer compras com cartão falso etc. Não leve esse número na carteira, por exemplo. Já escutei histórias sobre isso. Você retira o seu  SIN number nas agências do “Service Canada” em NB –  Clique aqui para encontrar na sua cidade. 

Saúde 

Em New Brunswick você faz a inscrição para o seu cartão de assistência médica  – Medicare –  nas agências do “Service New Brunswick”.  Nem todos os serviços médicos são gratuitos, mesmo com o seu cartão Medicare. Já comentei sobre isso no post sobre NB – aqui.  O que a maioria das pessoas fazem para cobrir os gastos extras com odontologia, fisioterapia, receitas, despesas com óculos, entre outros, é pagar um seguro particular.

Alguns empregadores oferecem esse “plus” na oferta de emprego. As principais empresas de seguro que conheço aqui são a Blue Cross e a Sunlife .   Você terá direito ao Medicare se for residente permanente, tiver visto de trabalho ou de estudante (somente graduação e pós graduação). Intercambistas não estão incluídos.. Veja mais aqui. 

Carteira de Motorista

Você solicita a carteira de motorista também na agência do Service New Brunswick. Fiz a minha carteira na província de Ontário, mas o procedimento até o onde sei é padrão em todos os lugares. Você terá que fazer um teste escrito e prático.

Minha sugestão: em alguns lugares você pode fazer a prova em português. Não caia nessa. É português de Portugal. Você vai se confundir mais que qualquer coisa. Já faça download do livro com as regras de trânsito clique aqui em inglês  – clique aqui para francês e já comece a estudar. A carteira de motorista também serve como documento oficial de identificação em todo o país. Para saber mais clique aqui . Se puder fazer umas aulinhas práticas de uma auto-escola local será ótimo.

Abertura de conta bancária

Para abrir uma conta bancária é simples. Em geral, você precisa de um documento de identificação com foto e o seu endereço residencial. Eu quando abri levei tudo: carteira de motorista, passaporte, SIN number etc.  Mas preste atenção no pacote de serviços que irá contratar. O governo canadense disponibiliza uma ferramenta bem interessante para você escolher o banco que melhor se adequa as suas necessidades – clique aqui para ver  Você pode se confundir no início porque eles especificam uma savings account (conta poupança) ou checking account (conta corrente) com números diferentes.

Linha telefônica e Internet 

A maioria das pessoas ainda tem o hábito de ter telefone fixo por aqui. E uma curiosidade: eles adoram mandar fax. Volta e meia alguém me pergunta se eu posso encaminhar algum documento por fax. Já em relação a internet, é muito parecido com o Brasil. Você só precisa fechar o pacote que atenda melhor as suas necessidades. Geralmente você inclui tudo: TV a cabo, Internet, Telefone fixo e móvel. Clique aqui para ver as empresas que atendem New Brunswick – por cidade.

Aluguel ou compra de imóvel 

Eu acredito que a melhor opção para quem está chegando na província é primeiro alugar um local pequeno para ter tempo de conhecer bem a cidade. Você pode optar por um imóvel de AirBnb ou mesmo buscar pelas páginas do Facebook ou do kijiji (que é um site canadense que você encontra absolutamente tudo !)
Você precisa escolher muito bem o bairro que irá morar. Algumas dicas importantes:
– Pergunte se a região tem problema de alagamento. Isso é comum acontecer por aqui no período de primavera, quando o degelo e rápido. 
– A limpeza da neve é sempre feita primeiro nas ruas de maior tráfego. Tente não ficar muito longe delas. 
– Quanto mais próximo da floresta, mais mosquitos, aranhas e outros insetos você terá por perto. Além, é claro, de possivelmente receber a visita de alces, veados, raposas, guaxinins e quem sabe até ursos. Por isso – nunca deixe lixo aberto. O faro desses animais é super aguçado. 

Ao alugar apartamento provavelmente você terá que fazer um “depósito”de um mês de aluguel adiantado, o qual, será devolvido ou abatido no seu último mês de permanência. Além de assinar um contrato chamado de  “tenancy agreement”  ou estão mencionadas todas as suas responsabilidades como locatário e o mesmo para o locador.

Creche e escola 

A maioria das creches aceita crianças a partir dos dois a três meses de idade. O horário de ambos também é bem flexível, entre 7h30min e 18h. 

  • Daycare/preeschool : São as creches tradicionais, que podem ser instituições privadas ou organizações sem fins lucrativos, ligadas a empresas, universidades etc. Os profissionais que atuam nessas entidades possuem formação profissional adquirida através de um curso técnico de dois anos.
  • Home Daycare ou Family daycare: É um daycare dentro de uma casa particular. Os canadenses gostam muito, acham que a criança se sente mais acolhida no ambiente familiar do que numa “escolinha” propriamente dita. É como deixar o seu filho na casa da babá, sendo que ela terá outras crianças por lá para brincar. Até onde sei, a pessoa responsável não precisa ter formação na área e pode cuidar de até cinco crianças ao mesmo tempo.

As creches são geralmente bilíngues (Inglês/francês) e os pais podem optar pela língua em que a criança será alfabetizada, embora ela também aprenderá de qualquer forma o segundo idioma nos anos seguintes. Os daycares aqui não são gratuitos. E custam caro, embora seja um valor bem abaixo dos grandes centros. Veja mais clicando aqui.  Os coordenadores do serviço provincial que fiscaliza as creches realiza  inspeções regulares em todas as creches licenciadas de New Brunswick (clique aqui para ver a lista completa) 

Após o daycare, a criança que completar cinco anos até o dia 31 de dezembro, já pode iniciar a vida escolar no mesmo ano. O sistema de educação vai do kindergarten (nosso maternal) ao 12º ano. Existe um sistema de escolas inglesas e francesas, você que escolhe. 

O sistema educacional em ambas é dividido em três seções: escola primária, do jardim de infância ao quinto ano; middle School, do sexto ao oitavo ano ; e high school, do nono ao 12 ano.

Se escolher pelo inglês, meu filho não vai aprender francês ? Não é bem assim. Existem três programas FSL (French as a second language) oferecido aos alunos dos sistema anglofônico. O mesmo ocorre com o francês. Durante a vida escolar, os alunos terão que passar pelos créditos de “English as second language“como parte do currículo. 

🎯 Clique aqui ver todas as escolas da província com currículo em francês

🎯 Clique aqui para ver todas as escolas da província com currículo em inglês

Compra de carro

Dificilmente você vai conseguir viver sem carro em New Brunswick. Primeiro porque boa parte das cidades pequenas não possui sistema de transporte público. Se tiver filhos é mais um motivo. Com o inverno é impossível se locomover a pé. Além de que não há nada melhor do que descobrir as belezas da província, as inúmeras praias e parques e atrações turísticas da região.

Se você vier de outra província, pode utilizar o seu veículo para fins pessoais (não comerciais) por um período de até seis meses sem registrá-lo.
Se for comprar, sendo um carro novo ou usado, você precisará da sua carteira de motorista (canadense) e do comprovante de residência.

Por aqui o seguro de carro é obrigatório. Você só consegue registrar o seu veículo quando ele já estiver segurado.  
Clique aqui para saber mais sobre registro de automóveis 

Evite carros rebaixados. As estradas de NB não são uma maravilha e você terá dificuldades no inverno : )

Fonte: Service New Brunswick – SNB

5 thoughts on “New Brunswick: Informações úteis para os recém-chegados na província

  1. Nem sei mais se vou conseguir devido a idade ( 63 ) mas de qualquer forma agradeço em nome de todos que precisam MESMO dessas dicas…Acho que vou procurar uma esposa por ai rsrs !

  2. Muito obrigada pelas dicas.vai ficar no nosso arquivo❤️Vamos precisar quando estivermos a caminho …estávamos aqui a rir quando escreveu “português de Portugal “a gente è de Angola e falamos justamente esse português mas a ideia è passar em inglês mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *