Maple Syrup – Conheça os segredos desta popular delícia canadense
Arquivo pessoal

Primavera canadense – New Brunswick se agita com a degustação de inúmeras doçuras nos encontros de “Sugar Shack” que acontecem sempre entre os meses de abril e maio. É um dos sinais de que o verão está próximo e a glicose vai bater lá no teto.

Nesta época do ano a seiva está brotando das árvores a todo vapor. É a hora certa de preparar uma das principais iguarias canadenses: o xarope da árvore de Maple, conhecido popularmente como Maple Syrup.

E tem que ser rápido. Porque a seiva só brota no início da primavera, quando a temperatura cai abaixo de zero durante a noite e sobe durante o dia.

É uma tradição antiga que muitas famílias desta região, e principalmente de Quebec, conservam com muita dedicação. 

Um pouco de história

A tradição de sugar-off, ou retirada da seiva, se estabeleceu em tempos remotos em comunidades indígenas das florestas da América do Norte e sobrevive até hoje. Tudo começou muito antes da chegada dos Europeus. 

Os povos  – Abenaki, Haudenosaunee e Mi’kmaq –  que viviam nas florestas mais orientais do território canadense, valorizavam muito a seiva adocicada que pingava das árvores antes do verão.

Algumas tribos utilizavam esse líquido doce para cozimento de carnes, o que originou inclusive as carnes curadas com maple. Era uma maneira de preservar os alimentos para os meses de inverno. Cada tribo tinha a sua técnica, mas a maior parte cortava a casca dos troncos em forma de V e colocava uma espécie de tubo que servia como torneira. 

Arquivo pessoal

O xarope

O colonizadores franceses aprenderam com os povos indígenas o processo de obtenção e cozimento da seiva, para então produzir o xarope doce ou placas de açúcar que eram armazenadas para os dias de frio. A produção comercial iniciou no final do século XVIII.

Os colonos perfuravam buracos e os encaixaram bicos de madeira pelos quais a seiva fluía e era coletada em troncos ocos. O produto era transportado para uma barraca de açúcar (sugar house, ou cabane à sucre em francês – daí o nome) onde era fervido até o ponto de xarope. 

Segundo dados do Governo canadense de 2015, a província de Quebec, é a maior produtora de Maple Syrup do país, seguida por New Brunswick, Ontario e Nova Scotia.

Existem  inúmeros “sugar camps” para provar essas delícias Clique aqui e confira 

A minha experiência

Há poucos dias tivemos o privilégio de visitar a cabana de açúcar de um amigo. A estrutura, embora simples, tem que ser perfeita para que a seiva alcance a temperatura exata. Não basta ferver o líquido. Ali existe, de fato,  muita técnica e uma elevada pitada de conhecimento.

E o que era para ser um simples passeio virou uma grande aula. Confira!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *