Casa no Canadá: bem-vindo ao mundo do faça você mesmo

Grande parte dos imigrantes recém chegados mora de aluguel no Canadá. E para quem já é residente permanente, com a vida organizada, geralmente o primeiro grande passo é a compra de um imóvel.

Até porque fazer uma hipoteca com juros baixíssimos sai muito mais em conta que pagar um imóvel que, no fim das contas, não será seu. Mas cada caso é um caso. 

Sempre me perguntam como funciona a questão de manutenção e reparos  gerais das casas e apartamentos. Pois bem, a não ser que você seja milionário e tenha condições de sustentar uma turma de serviçais, VOCÊ terá que colocar a mão na massa. 

A mão de obra disponível para te ajudar a colocar um prego na parede é cara e escassa. Numa cidade pequena, como Bathurst, onde moro, praticamente inexiste. Assim, você vai percebendo que só há uma saída: aprender a fazer de tudo um pouco. Para os engenheiros e criaturas que fazem disso uma terapia, aqui é o seu lugar para morar.  

Nas quatro estações: o trabalho nunca acaba

Inverno

No inverno, se morar em casa, você precisa limpar a entrada da sua garagem e manter as saídas de janelas desbloqueadas, principalmente as mais baixas como nos basements (porões). Aqui pagamentos pela temporada uma pessoa que faz a limpeza da frente da garagem, lateral da casa etc.

Mas mesmo com a máquina removendo a parte mais pesada não há como ficar sem trabalho. Alguma coisa você terá que limpar.

E para essa – alguma coisa – boa parte dos canadenses tem a sua própria máquina de limpeza de neve, o snowblower. Você encontra nas principais lojas de varejo e o pode custar entre 500 e 3000 mil dólares, aproximadamente, dependendo da potência.  

Aliás, isso é importante lembrar, máquina de baixa potência não funciona. É jogar dinheiro fora. Ou você investe num equipamento potente, ou esquece.  Clique aqui para saber mais detalhes.

Primavera 🌼

É estação de renascimento, flores por todos os lados certo e pinheiros verdinhos, certo ? Sim, mas só depois de limpar a sujeira do inverno.

E você não pode imaginar o estrago que a neve faz. No inverno a prefeitura joga areia com sal nas ruas para ajudar na limpeza das pistas.
O resultado disso é  uma massa “nojenta”que se junta com a água do degelo. Essa “misturinha”  lava a cidade no início da estação e deixa tudo com a cor de burro quando foge. 

Além disso, na primavera você encontra todo lixo que ficou perdido no inverno (não me perguntem como, porque ninguém joga lixo no chão). São  galhos, pedras e tudo que você pode imaginar. Ano passado encontrei diversos exemplares de jornal que haviam submergido na neve e algumas latinhas de cerveja que vieram do além. 

Verão 🌞

Aqueles gramados que parecem um tapete verde existem sim. Boa parte das casas tem uma grama reluzente, sem espinhos e gostosa de pisar. Mas não pense que elas nascem por milagre. É preciso adubar, molhar e fazer a manutenção necessária.

O fato mais curioso é a velocidade que a grama cresce. Não dá nem tempo de mostrar o seu belo trabalho de jardinagem. 

Mas a coisa boa é que  nessa época, dependendo do lugar, os estudantes de high school e universitários topam esses serviços para ganhar um dinheiro extra no período de férias. Aqui, por exemplo, eles cobram um salário mínimo (por hora), mas isso varia em cada local. 

Na minha casa temos um jardim enorme e estava saindo caro demais  alguém para cuidar da grama. Por isso, resolvemos finalmente comprar uma máquina que funciona como uma moto, um mini trator.

Confira aqui mais informações

Outono 🍂

É a época de varrer, recolher toneladas de folhas e preparar tudo para a neve dos meses que virão. Acho que somos meio do contra, porque é a estação que temos menos trabalho. Isso porque abolimos a loucura de ficar varrendo e juntando mato seco, o qual, o vento trará sempre de volta.

Optamos por curtir as folhas multicoloridas que cobrem o nosso jardim. As crianças brincam por cima mesmo e os meus cachorros se escondem nos montes crocantes. Uma delícia.


Onde encontro tudo que preciso para manter a casa em ordem  ?

Essa é a melhor parte da história. O que seria o Canadá sem as suas maravilhosas lojas de construção/casa/reforma ? Assim como nos Estados Unidos, você encontra absolutamente tudo nesses lugares. É o paraíso dos construtores e das pessoas comuns, curiosas, como nós.

Algumas coisas vem até com manual, mas a maioria parece que vem pronta de fábrica para você – leigo – possa aprender rapidamente. Separei as três principais lojas que utilizo quando precisamos fazer algum conserto por aqui. Confira:

Canadian Tire

É a maior e mais conhecida loja de varejo dos Canadá. A empresa tem 91 anos de existência e está presente em todas as províncias e territórios, exceto em Nunavut. Lá você encontra de tudo que pode imaginar: produtos de cozinha, eletrodomésticos, móveis, material de jardinagem, pesca, limpeza, decoração e muito mais. Geralmente as instalações são enormes e você pode passar horas se divertindo.

Comprei minha máquina de cortar grama e a máquina de limpar lá. Também há uma oficina mecânica que realiza as revisões anuais obrigatórias e realiza a troca dos pneus de verão/neve, entre outras coisas.

Home Depot

A empresa é a principal revendedora de artigos domésticos especializados em melhoria no lar no Canadá. São 182 lojas espalhadas por dez províncias canadenses. As lojas são grandes como a Canadian Tire, mas a Home Depot tem mais produtos para pequenas e grandes obras.

Você também encontra eletrodomésticos, decoração e alguma mobília, mas o destaque principal é para os produtos de remodelação de banheiros, cozinhas, ferramentas elétricas, churrasqueiras, carpetes, concreto, iluminação e muito mais. Você pode inventar qualquer loucura para a sua casa que lá encontrará a solução. É um dos melhores lugares no estilo – faça vc mesmo. Confira abaixo o vídeo que eles ensinam como trocar um vaso sanitário.

Kent

Com quarenta anos de existência, a Kent tem 49 lojas em todo país, todas na costa leste canadense. Você encontra inúmeros produtos para construção e manutenção. O forte são os produtos para obra pesada, iluminação, eletrônica, encanamentos etc. Você também encontra consultores que o auxiliam nos projetos de iluminação, móveis planejados, projetos eletrônicos etc. 

2 thoughts on “Casa no Canadá: bem-vindo ao mundo do faça você mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *